TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e criatividade 2

Por:   •  28/8/2015  •  Resenha  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]                                                   Faculdade Anhanguera de Anápolis

Curso:  Pedagogia

Período:   5º, 6º

Turma:   B

Nota:

Disciplina:  Artes, Criatividade e Recreação

Valor: 7,0 ATPS: 3,0

Professor: Adriana Ribeiro

Data:    01/12/2014

Aluno: (RA)

Questões com rasuras serão desconsideradas

1.   Sobre a Brincadeira é importante ressaltar:

I.        A imitação e o jogo são fontes de prazer e divertimento para as crianças e são também fatores fundamentais para a aprendizagem e exercitam a convivência em grupo.

II.        A  partir  do  momento  em  que  a  criança  é  capaz  de  imaginar,  ela  torna-se  capaz  de desenvolver a sua expressividade por meio de diferentes formas.

III.       Para que   uma brincadeira funcione verdadeiramente como estímulo para a criança, é necessário que ela tenha despertado o seu interesse, e que seja desafiadora.

IV.      O  conhecimento  da  teoria  é  imprescindível  para  que  o  professor  saiba  identificar  as diferentes formas pelas quais as atividades lúdicas se manifestam ao longo da infância e relacioná-las com o processo de desenvolvimento da inteligência.

   Das alternativas acima é correto o que se afirma em:

A)  Apenas IV B)  Apenas III

C)  I, II e IV


D)  II, III e IV E)  Todas

2.  A partir das discussões sobre O Ensino da  Arte e  da Brincadeira na  Educação Infantil, assinale a única alternativa verdadeira:

A)  O ensino das artes tem por finalidade desenvolver a criatividade, não desenvolvendo as habilidades da leitura e da escrita.

B)  A  arte não tem conteúdos específicos, por isso deve ser trabalhada a partir do conhecimento de outras disciplinas como a literatura e a história.

C)  Não cabe as artes transitar por outros saberes. As artes devem ter seu espaço específico como disciplina no currículo.

D)  Não basta ensinar arte com horário marcado, é necessário ensinar interdisciplinarmente para provocar a capacidade de estabelecer e imbricar territórios.

3.  Promove a socialização, desinibição, trabalho em grupo, melhoria da capacidade de se expressar, de fazer e ouvir críticas construtivas. Conceito aplicado a:

A)  Teatro

B)  Música


C)  Dança

D)  Brincadeiras


4.  Observando os exemplos abaixo, como podemos classificar as atividades?

[pic 2]

A)  Os contos musicais

B)  Audição e memorização

C)  Resgate as tradições


D)  Escrita – grafando os sons

E)  Chamada cantada[pic 3]

5.  Leia as alternativas abaixo e escolha a correlação correta:

I.        No Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil de 1998(MEC/Secretaria de Educação Fundamental), a dança é considerada um dos componentes curriculares essenciais para o desenvolvimento integral das crianças pequenas como uma das diferentes manifestações artísticas e expressivas.

II.  Atividades de dança com os bebês e com crianças pequenas contribuem para o desenvolvimento da atenção, da memória, do raciocínio lógico e do espaço-temporal da organização pessoal, da autoconfiança e da autodisciplina.

III. Desenvolver  a  dança  na  Educação  Infantil,  como  prática  pedagógica,  não  significa  buscar  a perfeição ou a execução de danças espetaculares. Significa proporcionar o contato com a linguagem corporal e gestual da dança ajudando as crianças a expressar seus sentimentos dentro de um processo educativo.

IV. O relacionamento social é favorecido pela prática da dança por estabelecer laços de solidariedade e companheirismo, desenvolvendo a democracia, a união em grupo, o respeito às diferenças e aos limites de cada um.

   É correto o que se afirma em:

A)  Apenas I B)  Todas

C)  I, II e IV


D)  I, III e IV

E)  Apenas I e II

6.  Analisando os estudos de Piaget sobre a imitação e o jogo: I.        A imitação é uma das fontes de representação.


II.     É a partir da imitação que a criança, desde os primeiros anos de vida, estabelece contato com   o ambiente, com os seres de vida e com os objetos do mundo real.

III.     A imitação é uma manifestação de coordenações inteligentes, ou seja, um processo de aprendizagem. IV.     É  uma  atividade  voluntária,  automática,  pois  surge  e  se  desenvolve  em  uma  conexão  com  o

desenvolvimento da inteligência sensório-motor.

V.        A primeira fase da imitação é uma preparação dos reflexos do recém-nascido, denominada ausência de imitação, no qual o funcionamento dos mecanismos reflexos possibilita o desenvolvimento   das próximas fases.

   Considerando as alternativas acima:

A)  Apenas IV é falsa

B)  Todas são verdadeiras

C)  Apenas I é verdadeira


D)  I III e V são verdadeiras

E)  Todas são falsas

7.  Brinquedoteca...

(   ) É uma instituição para garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (101.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com