TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e criatividade

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Jovens e Adultos

ATPS: Etapa 3

Dos textos analisados foi possível perceber na educação de jovens e adultos no “EJA” é muito densa e enriquecedora, pois coloca a frente à cidadania repleta de esperança. Geralmente os professores escolhidos para o patamar é que temsólidos conceitos de cidadania criado por Paulo Freire: Programa Educação não-formal e cidadania, os professores são contratados através do Programa Paraná Alfabetizado com referencial teórico, que possuem diferentes níveis de formação, ensino médio, superior e pós graduação.

Esse programa foi criado em agosto de 2003, resultado de uma parceria entre prefeitura e centro universitário, tendo como objetivo de combater os altos índices de analfabetismo, e na opção por trabalhar com os conceitos não-formal, das classes menos favorecidas que buscam melhorias, das classes menos favorecidas que buscam melhorias e oportunidades de alfabetismo. O EJA foi estabelecido para alunos que de certo forma ou motiva maior lhes já negado a possibilidade de escolaridade na idade prevista na legislação. Para mim o EJA é sim de extremamente importância, pois da à oportunidade e direito de viver de ter direitos iguais na sociedade, e poder vir e ir sem discriminação e uma vida digna, o EJA oferece condições retornarem seus estudos, e querendo cada vez mais resgatar seus conhecimento e buscar autoestima a si própria.

“Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para o EJA?”

 Ele foi o responsável pelo método e na criação do “EJA” para alfabetização de adulto e jovens, que se sentiam diminuído e exclusos de sociedade, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e escrita, trouxe várias propostas de pedagogia crítico-libertadora que inclui elementos fundamentais como o direito de bons cidadãos e a importância do saber da cultura e cotidiano da cultura do educando, enquanto a história do sujeito e de tantos outros e que é referências e a acabou transformando, no imaginário de muitos educadores em um método valioso de alfabetizar os adultos e jovens. Sua preocupação maior era com a vida dos mais massacrados pelo sistema, aqueles que sofriam injustiças, exclusões, discriminações, aqueles que não tiveram acesso a escola no momento devido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com