TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e criatividade

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

QUAL A IMPORTANCIA DE COMPLEMENTAR AS PRATICAS ARTITISCAS EXPRESSIVAS E RECRETIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR.

Podemos observar entre os textos lidos que a escola é um ambiente apropriado, para poder aproximar as crianças da cultura artísticas e sus autores.

Logo que este ambiente tem um modo visual onde as crianças tem a oportunidade aos alunos identificar uma produção artística e até mesmo conhecer.

Como em livros da maneira em que se é recontada uma história, através de teatro e dos jogos, buscando a capacidade de expressar dentro do real e do ilusório; pois assim as crianças possam vivenciar as experiências, e ao mesmo tempo podem atuar nesta situação.

Podemos observar que é um pouco de falta de estímulos dos professores e que deixam de mobilizar a arte nas escolas e seus estímulos. A vivência artística influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano.

Desta forma, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento.

As artes permitem participar em desafios coletivos e pessoais que contribuem para a construção da identidade pessoal e social, exprimem e enformam a identidade nacional, permitem o entendimento das tradições de outras culturas e são uma área de eleição no âmbito da aprendizagem ao longo da vida.

O PAPEL DA ARTE NA ESCOLA, E A FUNÇÃO DO PROFESSOR

Observamos em nossas discussões que o papel da arte é fundamental para qualquer criança independente a sua faixa etária. Pois a arte leva acriança a sua liberdade de expressar e impor seus pensamentos, tendo uma ideia critica.

Obtendo que a relação do professor é meramente fundamental em seus aprendizado. Assim que os professores tende a buscar novos conhecimentos e métodos para que traga seus alunos a este ambiente artístico o quanto ela é importante para sua formação crítica e cognitiva.

A Arte como forma de apreender o mundo permite desenvolver o pensamento crítico e criativo e a sensibilidade, explorar e transmitir novos valores, entender as diferenças culturais e constituir-se como expressão de cada cultura.

Estas formas revelam-se essenciais na educação em geral, pelo fato de implicarem processos cooperativos como resposta às mudanças que se vão operando culturalmente.

Buscando que o função do professor como mediador da sala é buscar para que as crianças se interessem a cada dia pela arte e as suas estruturas, para que isto aconteça é necessário muita dedicação além de novos métodos para que isto aconteça.

QUAL É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

O ensino da arte contemporânea dentro das escolas tem sido um problema entre muitos professores, que encontram dificuldades em abordar este assunto, talvez por falta de um olhar mais preparado para a tarefa. Pois a escola é um espaço critico que deve ajudar o aluno a compreender a realidade e nela atuar.

Considerando que a arte na educação de hoje é meramente importante; pois assim busca a valorização da cultura artística; ao respeito e o interesse dos alunos a cultura.

Embora que podemos ver que a arte em meio a educação escolar atualmente está escasso e que falta interesse em parte dos alunos pela cultura e seus benefícios. Mas que muito da falta dos interesse de professores também de buscar novas metodologias e histórias para que os alunos no ambiente escolar voltem a se interessar pela arte.

O ensino de arte contemporânea requer uma mudança em nossa concepção. Devemos agora procurar desenvolver habilidades para interpretar obras de arte, para fazer sentido delas. Ver a maneira como os estudantes a interpretam e não mais somente como as percebem. A percepção está junto com a interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com