TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes criatividade e recreaçao

Por:   •  18/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

        Pedagogia

        

Arte, Criatividade e Recreação

Tutora à distância: Maria Clotilde Bastos

Beatriz Oliveira dos Santos-RA: 413452

Claudimar Ferreira dos Santos - RA: 414176

Tinaisa Pinto Silva - RA: 419433

   

                                         

                         

Polo Porto Seguro / BA

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação da Professora-Tutora à distância Ma. Maria Clotilde Bastos.

                                               Porto Seguro / BA

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................................04

SEMELHANÇAS E CONTRASTES DAS MEMÓRIAS ESCOLARES......................05

QUAL É O PAPAEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?................07

QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM

DESENVOLVIDAS.......................................................................................................08

PLANO DE AULA.........................................................................................................09

CONCLUSÃO................................................................................................................13

REFERÊNCIAS.............................................................................................................14

INTRODUÇÃO

O que será apresentado neste trabalho é uma abordagem feita sobre a educação artística nas escolas, destacando suas habilidades, seu papel na educação contemporânea, a importância da apreciação das obras de arte, um plano de aula relacionado sobre a arte e também nossas vivências em aulas de artes na nossa infância.

Arte nada mais é do que uma reprodução da realidade seja objeto, situação, fato; favorece a expressão humana, de uma forma livre para expressar seus próprios sentimentos, sonhos, entre outros. Na educação, a arte permite que o aluno tenha um desenvolvimento integral, pois desenvolve as habilidades de criar, elaborar, interpretar, pensar, questionar.

Através da arte torna possível trabalhar o aluno nos seus aspectos físicos por meio de danças (movimentos e expressões), emocional e espiritual por meio de desenhos, poesias, músicas, etc.

Este trabalho é relevante porque enfatiza a formação de profissionais críticos, na medida em que estimula a pesquisa a respeito da arte, criatividade e recreação e seu papel no desenvolvimento da linguagem e criatividade infantil. 

     

SEMELHANÇAS E CONTRASTES DAS MEMÓRIAS ESCOLARES

Relato da aluna Beatriz Oliveira dos Santos: bom, me recordo vagamente dos meus tempos de escola, mas lembro de que tinha aulas de “educação artística”, onde a professora nos dava o material e tínhamos que usar nossa criatividade para fazermos nossa arte.

        As aulas de “educação artística” eram divertidas, porque sempre fazíamos coisas diferentes, utilizávamos materiais diversos como: argila, barbantes, revistas, cartolinas, lápis de cor entre outros.

        Minha professora era muito prestativa, e nos deixava a vontade para desenvolvermos nossas habilidades na arte, sempre elogiava nossos trabalhos mesmo estando ou não bons, às vezes dava palpites mais sem interferir em nossas criações.

            Relato da aluna Tinaisa Pinto Silva: em minha época de escola a disciplina de artes era chamada de educação artística, aprendi sobre cores primárias e secundárias, fazíamos quadros, desenhos, pinturas, e me recordo que às vezes as aulas de artes eram realizadas ao ar livre. Estudei também os arquitetos e esculturas famosas, outro momento que me recordo é dos desenhos em folha quadriculada e de alguns artesanatos que confeccionei, como: móveis de brinquedo com palitos de sorvete, flores com papel crepom, trabalhos com argila e dobraduras com vários tipos de papel.

            Apesar de poucas, foi bem agradável lembrar essas aulas de artes, que me interessava muito, esperava com muita expectativa por aqueles momentos de descontração, e que, hoje enxergo que foi também de muito aprendizado.

            Relato do aluno Claudimar Ferreira dos Santos: Lembro-me que o momento das aulas de educação artística, hoje chamada de artes, era bem interessante, e sempre em datas comemorativas como: Dia das mães, dia dos pais, dia do índio, páscoa etc..., tínhamos algum tipo de artesanato para produzir relacionado a cada época. Às vezes pintura, outras vezes porta-retratos, trabalhos com sabonetes e fitas de tecido, produções com prendedores de roupas de madeira, confecção de flores com cartolina ou papel crepom. Recordo também de algumas dramatizações de contos de fada ou de personagens do folclore brasileiro, onde apresentávamos geralmente para a nossa família e comunidade local.

            As aulas de educação artística eram bem descontraídas e divertidas, principalmente porque a professora sempre estava incentivando a nossa criação, e apoiando na produção da arte, e estimulando a criatividade.

           A infância é um período de descobertas, magia e aventura par as crianças. É nesta época, iniciando-se na educação infantil, que elas terão os seus primeiros contatos com a linguagem da arte. E nós como futuros professores, temos que aprender a valorizar a criatividade e os conhecimentos que as crianças trazem de casa para a escola, nesta primeira fase o que importa realmente para as crianças é o brincar aprendendo, com possibilidades de sonharem estando envolvidas com o lúdico, pois assim aprendem se sentindo mais realizadas e felizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com