TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo modelo

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DOCUMENTAL E PESQUISA-AÇÃO NO CAMPO PEDAGÓGICO

Nicole ARRIGONI

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

RESUMO

PALAVRAS-CHAVE:

Analise documental.

A etapa de analisar os documentos sugere a produção ou uma nova elaboração dos conhecimentos para a criação de novas formas de compreender os fenômenos. O pesquisador deve interpretar; resumir as informações; avaliar tendências e conforme os resultados obtidos poder realizar algumas interferências. May (2004) diz que “os documentos não existem isoladamente, mas precisam ser situados em uma estrutura teórica para que o seu conteúdo seja entendido”.

Documentos são registros escritos ou de áudio visual que obtém informações que permitem a compreensão de fatos e relações, possibilitando o conhecimento de historias e ações e a reconstrução dos fatos e seus antecedentes, eles se constituem em manifestações registradas da vida social de determinados grupos.

Analisar um documento baseia-se em identificar, averiguar e apreciar os documentos com um propósito, utilizando apurações e fontes paralelas e simultâneas de informações que possam completar os dados coletados permitindo uma contextualização das informações que está imersa no documento.

A análise documental deve extrair um reflexo objetivo da fonte original, permitir a localização, identificação, organização e avaliação das informações contidas no documento, além da contextualização dos fatos em determinados momentos. (MOREIRA, 2005).

Primeira perspectiva da análise documental apreende os documentos como base para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, é necessária a pesquisa em fontes primárias que são as produções de documentos realizadas durante o período investigado como os escritos pessoais; cartas particulares; documentos oficiais; textos legais; documentos internos e fontes secundárias, como dados ou informações já reunidos; mídia e impressa como jornais, revistas e boletins e os áudios, vídeos e gravações digitais.

O fato de o investigador utilizar diversos métodos para recolha de dados permite-lhe recorrer a várias perspectivas sobre a mesma situação, bem como obter informações de diferente natureza e proceder, posteriormente, a comparações entre as diversas informações. (Igea, Et, Al., 1995)

São documentos encontrados em espaços físicos como bibliotecas publicas centro de pesquisa, museu, centro de documentação, acervo de médias e arquivos públicos. Todo esse material pode contribuir para a realização da pesquisa. A organização do material depois de realizado a apuração e feito as fichas de leituras, é necessário partir para análise crítica, através de avaliação dos resumos, referências bibliográficas da publicação e transcrições de trechos.

 A análise documental além de localizar, identificar, organizar e avaliar textos funciona como uma ótima ferramenta para a contextualização de fatos, situações e momentos. Introduzindo novas perspectivas sem deixar de respeitar a substancia original dos documentos.

No processo de articulação do presente com o passado, o pesquisador volta-se às suas raízes, ativa ou reativa a memória, distanciando-se assim de uma possível fragmentação quando procura, na investigação, o elo entre esses dois tempos históricos da atividade humana, para além de análises “presentistas” que o levariam apenas a ratificar o passado e glorificar o presente. (PIMENTEL, 2001, p. 192).

Muitos acontecimentos não fazem parte do presente, do nosso cenário atual, porém são pesquisados e utilizados nos dias de hoje. É através da pesquisa e da produção do conhecimento que é possível investigar e desenvolver um trabalho de reconstituição da memória.

Pesquisa-ação na pedagogia

A pesquisa-ação tem suas origens nos trabalhos de Kurt Lewin em 1946, no contexto do pós-guerra, dentro de uma abordagem de pesquisa experimental, de campo.

A pesquisa- ação tem sido muito utilizada nas ultimas décadas de diferentes modos inclusive em projetos de pesquisa educacional. Segundo Thiollent (2002, p. 75 apud VAZQUEZ e TONUZ, 2006, p. 2), “com a orientação metodológica da pesquisa-ação, os pesquisadores em educação estariam em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico”, promovendo condições para ações e mudanças dentro das próprias escolas. “Pesquisa-ação é um termo que se aplica a projetos em que os práticos buscam efetuar transformações em suas próprias práticas...” (Brown; Dowling, 2001, p. 152). Com isso, a pesquisa-ação necessita da ação tanto nas áreas da prática quanto da pesquisa, podendo estar próxima na prática e na pesquisa científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com