TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências da Bncc

Por:   •  7/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as relações deste tema com os direitos das crianças expressos na BNCC?

A relação do projeto está completo na BNCC,portanto; “Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”. Definição da BNCC - MEC

Quais as condições necessárias para viabilizar um bom cuidado das crianças?

*Compreender as necessidades de saúde da criança.

*Organizar as informações de saúde relevantes para cada caso.

*Criar planos de cuidados.

*Promover o protagonismo da família no cuidado.

O que as crianças precisam para aprender a cuidar do seu corpo?

Uma das maneiras mais eficazes de ensinar os pequenos a protegerem sua integridade física é estimulando o conhecimento sobre o próprio corpo, e a melhor forma de colocar isso em prática é nos momentos de higiene diária.

Assim, durante o banho, por exemplo, é fundamental que a criança desenvolva o autoconhecimento, entendendo a função de cada parte do corpo e como limpá-las corretamente.A habilidade do autoconhecimento deve abranger desde os cuidados com a região íntima até as partes menores e mais escondidas, como ouvido, umbigo ou mesmo o espacinho entre os dedinhos do pé. Ou seja, é importante que haja dedicação e bastante paciência na hora de introduzir e ensinar sobre a importância da higiene pessoal para crianças.

Como elas podem ser protagonistas nestas ações? Como acompanhar os cuidados corporais das crianças, apoiando a construção de sua autonomia?

Depois que esses rituais já estiverem inseridos na rotina da criança, permita que ela pratique a higiene pessoal infantil sozinha. Comece deixando-a lavar as mãos sem ajuda, depois passe para os brinquedos e assim progressivamente, sempre de acordo com a idade do pequeno. Ah, e no início deste processo não esqueça de supervisionar para garantir que a limpeza seja eficaz.Essa dinâmica fará com que os hábitos de higiene pessoal infantil tornem-se algo natural do dia a dia e você ainda dê a chance do pequeno desenvolver autonomia e responsabilidade para cuidar do próprio corpo e da própria saúde, independentemente de onde esteja seja em casa, na rua ou na escola.

Como organizar espaços e tempos para as diferentes formas de cuidar do corpo na escola?

Brincadeiras corporais e afetivas, através de histórias, músicas e outros gêneros textuais para brincar com o próprio corpo e do outro realizando toques, massagens individuais e coletivas;

A rotina diária é essencial, sempre respeitando cada momento dos pequenos como,hora do banho, trocas, alimentação, sono, higiene das mãos e rosto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com