TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Básicas

Por:   •  26/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

LARISSA CRUZ THIMOTIO

NICOLLY SILLER BROMERSCHENKEL

BIBLIOTECA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA

MAICA BIANCA KOLHS

SANTA LEOPOLDINA

2018[pic 1]

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

LARISSA CRUZ THIMOTIO

NICOLLY SILLER BROMERSCHENKEL

BIBLIOTECA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA

Trabalho final de conclusão do Curso de Competências Básicas, no âmbito do Programa Formação pela Escola.

MAICA BIANCA KOLHS

SANTA LEOPOLDINA[pic 2]

2018

RESUMO

O presente estudo objetiva pesquisar sobre a formação de leitores na escola e a importância da efetivação dos programas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), criado pela Lei nº 5.537/68, que tem a missão de prestar assistência técnica, financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos. Diversos foram os programas estudados durante o curso de Competências Básicas, nesse trabalho deu-se ênfase no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que visam, entre outras práticas, o fornecimento de obras didáticas, pedagógicas e literárias de qualidade, bem como o uso dos livros didáticos de maneira efetiva nas escolas públicas de educação básica, objetivando a formação humana por meio do hábito de leitura.

Palavras Chave: FNDE; Formação de Leitores; Biblioteca.

[pic 3]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1.        PNLD – Programa Nacional do Livro Didático        6

2.2.        PNBE – Programa Nacional da Biblioteca Escolar        6

3.        PROPOSTA DE SOLUÇÃO        7

4.        CONCLUSÃO        8

5.        REFERÊNCIAS        9

[pic 4]

        

  1. INTRODUÇÃO

O ensino brasileiro tem melhorado muito ao longo da história, visando uma educação pública de qualidade para todos. Cabe ao governo a responsabilidade em planejar e conduzir políticas, ações e projetos. Com isso, a política educacional do atual governo ampliou os investimentos nessa área, mesmo que se encontre distante de atender todas as necessidades das escolas.

Sabe-se que são inúmeros os desafios do governo em possibilitar o contato das crianças e jovens com a educação básica. Além de assegurar aos indivíduos o direito à educação, busca-se possibilitar um ensino de qualidade e a permanência do aluno na escola, visto que na educação infantil e ensino médio os dados de crianças e jovens fora dessas etapas de ensino são preocupantes.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi criado pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, modificado pelo Decreto-lei nº 872, de 15 de setembro de 1969, tratando-se de uma Autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, com a missão de prestar assistência técnica, financeira e na execução de ações que contribuem para uma educação de qualidade. Atuando em redes de ensino público, nos 26 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as escolas da educação básica, bem como o contingente dos docentes e discentes. Além de financiar o curso de nível superior de milhares de estudantes vinculados às instituições privadas.

Dessa forma, o FNDE necessita de uma boa atuação dos agentes educacionais envolvidos em sua execução, bem como em seu monitoramento, prestação de contas e controle social dos programas administrados pelo fundo e para que sejam mais eficazes conta com a Formação pela Escola para propagar o conhecimento sobre esses programas educacionais. Portanto, nesse estudo compreendemos que só é possível um ensino público de qualidade se toda a sociedade assumir a responsabilidade de acompanhar e fiscalizar o uso desses recursos públicos na educação pública. 


  1. DESENVOLVIMENTO

As políticas de educação se efetivam e se tornam perceptíveis por meio da implementação de programas, como o Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) e o Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE), que são responsabilidades do Ministério da Educação (MEC), o FNDE encaminha os recursos financeiros para programas, ações e projetos educacionais, que ao longo dos anos alcançou resultados significativos para a educação, se solidificando no quadro nacional como um órgão de boa gestão e execução dos recursos públicos destinados ao financiamento da educação. Âmbito em que os programas são desenvolvidos, objetivando a garantia de uma educação básica de qualidade.

A Educação Básica de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Um dos fundamentos do projeto de Nação que estamos construindo, a formação escolar é o alicerce indispensável e condição primeira para o exercício pleno da cidadania e o acesso aos direitos sociais, econômicos, civis e políticos. A educação deve proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças. (BRASIL, 2013, p. 04)

A educação almeja em suas ações desenvolver no educando a habilidade leitora apropriada ao exercício dos direitos e deveres de cidadão. No processo de alfabetização, muitas escolas e alfabetizadores, acreditam que aos poucos irão aumentar suas competências leitoras. Entretanto, é sabido que quando o discente desenvolve a autonomia de leitor, é quando o letramento ocorre de forma adequada, habilidade essa que é importante para tornar um cidadão crítico-social.

Sabe-se que no munícipio de Santa Leopoldina a maioria das escolas, principalmente as do interior do município, não possuem bibliotecas e/ou livros literários de boa qualidade, o que não permite ao docente um trabalho significativo com o aluno, buscando o interesse dele em ler e assim compreender a realidade em sua volta, buscando por questionamentos, reflexões, respostas e mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (221.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com