TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Orientação Escolar

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 8

ÍNDICE

RESUMO

INTRODUCÃO        1

CAPÍTULO I.  O PROBLEMA CIENTIFICO        2

PROBLEMA DA PESQUISA        2

OBJECTO DE ESTUDO.        2

OBJECTIVOS        2

1.3.1.OBJECTIVO GERAL        2

1.3.2.OBJECTIVOS ESPECÍFICOS        2

CAPITRO II. FUNDAMENTO TEORICO        3

PALAVRAS-CHAVE : Orientação Educacional,aluno cidadão        3

2.I . HISTORICO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL        3

2.1.1. PERIODO IMPLEMENTAR        3

INSTITUICIONALIZAÇÃO        3

CAPITRO  III.   O  ORIENTADOR ESCOLAR        4

3.1.1. O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL        4

3.1.2. FORMAÇÃO DO ALUNO COMO CIDADÃO        4

3.1.2. A PRATICA DA DISCIPLINA REFLEXIVA DENTRO DA ESCOLA        5

CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        7

INTRODUCÃO

As constantes mudanças nessa era das grandes revoluções e transformações, exigem de nós uma adaptação. As instituições de ensino buscam novos métodos,novas filosofias e concepções para atender as necessidades que se instalam no novo modelo de sociedade.

Percebe-se que o novo modelo de Educação é inovador em que as escolas apostam na formação de um aluno cidadão critico, pensante, e capazde participar cativamente dentro da sociedade. Há, então necessidade de nos incerimos em numa nova abodargem de um cidadão que seja mas comprometido com o seu tempo.O presente trabalho apresenta três (3) capitulos.

              O preimeiro trata do Problema cientifico, problema da pesquisa seu objecto de estudo assim como os objectivos (geral como especificos)

              O segundo aborda o fundamento teorico com uma olhada no historico da orientação educacional.

              O terceiro, o Orientador Educacional e seu papel, a formação do aluno como cidadão e a pratica de disciplina reflexiva na escola.

       As considerações finais em termo de conclusão.

CAPÍTULO I.  O PROBLEMA CIENTIFICO

PROBLEMA DA PESQUISA

A orientação Educacional percorreu um longo caminho com a Educação,suaa funções,acções e objectivos acompanhando os modelos de Educação e de educando de cada epoca.

Hoje,o modelo de Educação é inovador onde as escolas procuram formar cidadãos criticos e capazes de participar activamente na sociedade. Qual é o papel do orientador educacional hoje? A visão que se tem do orientador educacional é muito mais ampla, do que ontem,onde se pensava em orientar o educando devido aos seus problemas educativos ou profissional.

OBJECTO DE ESTUDO.

Neste trabalho necessitamos falar da importancia do orientador como factor cooperador na formação do cidadão,assim como o papel que os orientadores desenvolvem dentro duma instituição para a formação do aluno como cidadão.

OBJECTIVOS

1.3.1.OBJECTIVO GERAL

-Identificar o papel do orientador educacional e sua contribuição para a formação do cidadão.

1.3.2.OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

-Explicar o surgimento da orientação educacional.

-Esclarecer as funções do orientador educacional.

        

CAPITRO II. FUNDAMENTO TEORICO

PALAVRAS-CHAVE : Orientação Educacional,aluno cidadão

2.I . HISTORICO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

2.1.1. PERIODO IMPLEMENTAR

Criado pelo engenheiro,Roberto Mangue (suisso),orientador profissional e seleccionador no curso de mecanica,a orientação educacional surge na decada de vinte em São Paulo,no liceu de Artes e Oficios.

Tornou-se oficial em 1931 pelo professor Lourenço Filho,organizando o primeiro Serviço Público de Orientação Educacional e Professional.Quatro anos depois,1935 foi extinto.

 

INSTITUICIONALIZAÇÃO

Foi introduida em leis à partir da Reforma do Ensino(1942) com surgimento da Lei organica do Ensino Industrial,instituando o serviço de Orientação Educacional com finalidade a correcção e encaminhamento dos alunos com problemas e de elevação das qualidades morais e a adaptação dos alunos na sociedade.Assim foram definidas as funções do orientador educacional e feitas às regulamentações do cargo do orientador.

A partir da era industrial e com afastamento dos pais de casa para o trabalho e filhos ficando em casa.

Em 1961 a Lei de directrizes e Bases de Educação Nacional (4024/61) institui nas escolas do ensino Médio e Primário ,com acção educativa voltado na orientação Educacional e Vocacional colaborando com a familia,

Em 1968,foi promulgada a Lei nº 5564/68 Lei do Ensino Superior com exercicio da profissão do orientador (com a linha psicologiça e a funçao de prevenção.Emfim.1971 foi prtomulgada a Lei 5692/71 ajustando os três(3) niveis de ensino,obrigando a orientação Educacional em todas as escolas.

CAPITRO  III.   O  ORIENTADOR ESCOLAR

              Ao falar do orientador educacional,entendemos como um processo dinamico,contínua e sistematico encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se em todos os aspectos: intelectual,fisico,social,moral,politico,educacional e vocacional  durante o periodo que ele estará na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com