TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Obrigatórias para o Dossiê

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

MATEMÁTICA BÁSICA E METODOLOGIA II[pic 1]

Fevereiro/2015

MÓDULO:

MATEMÁTICA BÁSICA E M ETODOLOGI A II -80h

UNIDADE 1

FRAÇÕES

Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Para introduzir o conceito matemático de divisão, em partes iguais, é necessário analisar todas as possibilidades da divisão do conjunto que se quer dividir, levando-se em consideração: sua natureza, as características de suas partes e as características do resto. Considerando essa afirmação, faça um pequeno texto sobre o assunto tendo como base o material de estudos e suas pesquisas.

R: Para introduzir o conceito matemático de divisão, em partes iguais, é necessário analisar todas as possibilidades da divisão do conjunto que se quer dividir, levando-se em consideração: sua natureza, as características de suas partes e as características do resto. Assim, com relação a natureza GRMGR'il-MhtSRGI-B~11-~F~R013 P MGR' é considerado discreto quando formado por unidades indivisíveis. Exemplos: coleção de livros, coleção de notas de dinheiro, coleção de tampinhas, entre outros. É considerado continuo quando formado por unidades que, teoricamente, admitem divisibilidade infinita. Exemplo: uma folha de papel, barbante, entre outros. A natureza do todo interfere no ato de dividir, pois no caso discreto, as possibilidades são limitadas, enquanto que, no continuo as possibilidades são infinitas. No que se refere a característica de suas partes, antes de dividir um todo qualquer, se faz necessário estabelecer condições sobre as partes: se elas serão iguais ou desiguais. Se forem iguais, observa-se que se o todo for discreto, tais partes deverão ter a mesma quantidade de elementos e se for o todo continuo, as partes deverão ter a mesma medida. Quanto a características do resto, deve-se impor que este deve ser o menor possível. Desta forma, pode-se obter o resto como sendo zero ou um número diferente de zero. Assim, podemos conceituar matematicamente a divisão como sendo: o "todo" deve ser dividido em partes iguais e o reto ser o menor possível.

  1. A fim de proporcionar aos alunos a aquisição do conceito de fração, deve-se apresentar várias maneiras de considerar o assunto, por meio de experiências bem selecionadas, levando-se em consideração seu nível de desenvolvimento. Assim, explique o que significa afirmarmos que um "todo" é discreto? Dê exemplos.

R: ' q. 1-1111)(1-EXP MGR"p3:GLVF11~C111FD3211. HUTXH o conjunto é formado por unidades que são indivisíveis, como por exemplo uma coleção de bolinhas de gude ou de tampinhas. Quando submetemos cada unidade da coleção à uma divisão, está perde sua característica original, ou seja, deixa de ser parte de uma coleção.

  1. Às vezes, um conjunto pode não ser discreto e, sim, contínuo. O que significa dizer que um "todo" é contínuo? Dê exemplos.

R: ' Ll 1-1111)(H[XP MGR" ip FRCIMGRAUClIED2.1 WTXHRP I-NP Rp 1RIP DGRiSRIKCIGIDGI-Mi que, teoricamente admitem divisibilidade infinita, como por exemplo uma folha de papel ou barbante, que podemos dividi-los teoricamente infinitamente (dependendo do tamanho da divisão).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (747.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com