TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias têm avançado na sociedade da informação ao longo do tempo

Por:   •  10/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIO PROFISSIONAL

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Jennifer Baptista Pio                       - R.A.: 5981385301              

Karine Amaral Moreira                    - R.A.: 8798014820

Larissa Conceição do Prado Pinto - R.A.: 8798000715

Marta Pereira da Silva Almeida      - R.A.: 5992428083

Sara Sabin de Araújo                     - R.A.: 2276627069

                 Disciplinas Norteadoras: Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Desafio Profissional: Realização de análise crítica e reflexiva com produção de uma resenha crítica de a respeito de tecnologia X metodologia.

              Tutor a distância: Maria Claudia Tiveron Leme da   Costa

                                                                         

INTRODUÇÃO

Atualmente, é possível observar o quanto as tecnologias têm avançado na sociedade da informação ao longo do tempo, e pelo que temos abordado a respeito da educação, tudo vem se evoluindo. Porém, alguns professores ainda não se sentem à vontade para buscar uma especialização, e continuam baseando-se em metodologias antigas. Contudo isso, este trabalho vem citando pontos pelas quais o docente deve ter habilidades tecnológicas e o conhecimento dos recursos da web para ser utilizada com disciplinas adicionais que leve a interação entre o aluno e professor.

Com toda esta especialização, o objetivo é tornar as aulas mais atrativas e despertar a atenção dos discentes. Há neste novo tempo, uma originalidade de possibilidades de ferramentas que irá tornar as metodologias antigas em algo mais atual, agregando conhecimentos e a mediação em sala de aula.

Com base no artigo da autora Giani Peres Pizzori: Tecnologia ou metodologia? O grande desafio para o século XXI, foi realizado uma análise e discutido de forma clara e concreta de como podemos trabalhar e aperfeiçoar uma aprendizagem significativa nesta era digital.

É necessário repensar todo o processo e reaprender a ensinar e a prender e sala de aula e no convívio social, para que possa se aventurar a cada momento rumo ao um mundo em que através da educação, faça a diferença no uso das tecnologias em junção da metodologia.


1. No texto é possível encontrar a perfeita diferenciação entre tecnologia e informática. Registrem o que entenderam por essa diferença de forma clara e fundamentada no texto.

Tecnologia é tudo aquilo que serve para auxiliar o ser humano em seu trabalho, como também em sua vida, ou seja, a técnica evoluída, fruto de ideias surgidas no passado e modificada ao longo do prazo. Essa “técnica” é a ação ou conjunto de procedimentos, conhecimentos especializados e de objetos que constituem uma atividade na qual não inclui o estudo das razões de funcionamento da suposta ação.

A informática, diferente da tecnologia, possui técnicas motorizadas para potencializar suas capacidades de pensamentos, memórias e a comunicação. Sendo elas essencial para o desenvolvimento das novas tecnologias.

Estas duas vem ampliando a possibilidade de o professor ter o prazer em ensinar, e incentivando o aluno em aprender, com novos leques de informações e a prática do conhecimento de maneira inovadora.

2. Quando aborda a construção do conhecimento, a autora faz considerações a respeito do que sejam os dados, as informações, o conhecimento e a inteligência. Conceituem e descrevam, a importância desses elementos para que o aluno alcance a aprendizagem significativa, ou seja, a aprendizagem que ultrapassa os muros da escola e é capaz de fazer a diferença na vida de cada um deles.

A educação envolve vários desafios, que para a aprendizagem significativa deve sair do professor uma motivação para o aluno, buscando variadas forma de aprender, com isso o aluno aprenderá o processo de assimilação, acomodação e assim o de adaptação, segundo as teorias de Piaget. Ou seja, aprender a assimilar os conteúdos a sua nova forma de ver e pensar, após isso o indivíduo irar acomodar os novos esquemas aprendido em sua mente, englobando com o anterior, já adaptação será o equilíbrio entre os dois, acarretando a mudança e o aprendizado no aluno em sala de aula.

O Professor deve estar em constante desenvolvimento profissional, não só pela metodologia, mais sim pelo prazer de ensinar e saber aproveitar o que tem em mãos. Usando diferentes tecnologias com o propósito educativo, preparando a turma para uma atividade, discutindo, analisando e explorando diferentes habilidades e competências de cada aluno.

Usando todos estes aparatos tecnológicos de forma que haja uma interação entre o professor e o aluno para que saiam adaptados a usar estas ferramentas na educação em seu convívio social.

3. Levando em consideração que vocês estão se constituindo professores, reflitam sobre a importância da ação eficiente e eficaz do professor para promover uma aprendizagem significativa.

O professor, sendo um mediador e co-construtor do conhecimento, e por essas inovações tecnológicas, necessita ser um profissional eficaz, atualizando as metodologias educacionais de forma que haja uma verdadeira interação no aprender e ensinar.

Ele, não pode deixar para trás tudo aquilo que já aprendeu, porém necessita agregar novas dinâmicas de ensino para uma aula mais atrativa, procurando sempre observar seus alunos, e lhes oferecendo aulas atualizadas, e interativas.

               


RESENHA CRÍTICA

PIROZZI, Giani Peres Tecnologia ou metodologia? O grande desafio para o século XXI SESI/CEUNSP Revista Pitágoras ISSN 2178-8243, v.4, n.4. FINAN – nova Andradina/MS, dez/mar 2013.

Segundo o que é apresentado na Revista Pitágoras, pela autora Giani Peres Pizzori: Tecnologia ou metodologia? O grande desafio para o século XXI. É possível observar um breve relato de como está o ensino do nosso país e faz uma comparação da metodologia anterior, onde os educandos não se interessavam na prática de novos desenvolvimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (218.6 Kb)   docx (215.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com