TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias têm avançado na sociedade da informação ao longo do tempo

Por:   •  10/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIO PROFISSIONAL

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Jennifer Baptista Pio                       - R.A.: 5981385301              

Karine Amaral Moreira                    - R.A.: 8798014820

Larissa Conceição do Prado Pinto - R.A.: 8798000715

Marta Pereira da Silva Almeida      - R.A.: 5992428083

Sara Sabin de Araújo                     - R.A.: 2276627069

                 Disciplinas Norteadoras: Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Desafio Profissional: Realização de análise crítica e reflexiva com produção de uma resenha crítica de a respeito de tecnologia X metodologia.

              Tutor a distância: Maria Claudia Tiveron Leme da   Costa

                                                                         

INTRODUÇÃO

Atualmente, é possível observar o quanto as tecnologias têm avançado na sociedade da informação ao longo do tempo, e pelo que temos abordado a respeito da educação, tudo vem se evoluindo. Porém, alguns professores ainda não se sentem à vontade para buscar uma especialização, e continuam baseando-se em metodologias antigas. Contudo isso, este trabalho vem citando pontos pelas quais o docente deve ter habilidades tecnológicas e o conhecimento dos recursos da web para ser utilizada com disciplinas adicionais que leve a interação entre o aluno e professor.

Com toda esta especialização, o objetivo é tornar as aulas mais atrativas e despertar a atenção dos discentes. Há neste novo tempo, uma originalidade de possibilidades de ferramentas que irá tornar as metodologias antigas em algo mais atual, agregando conhecimentos e a mediação em sala de aula.

Com base no artigo da autora Giani Peres Pizzori: Tecnologia ou metodologia? O grande desafio para o século XXI, foi realizado uma análise e discutido de forma clara e concreta de como podemos trabalhar e aperfeiçoar uma aprendizagem significativa nesta era digital.

É necessário repensar todo o processo e reaprender a ensinar e a prender e sala de aula e no convívio social, para que possa se aventurar a cada momento rumo ao um mundo em que através da educação, faça a diferença no uso das tecnologias em junção da metodologia.


1. No texto é possível encontrar a perfeita diferenciação entre tecnologia e informática. Registrem o que entenderam por essa diferença de forma clara e fundamentada no texto.

Tecnologia é tudo aquilo que serve para auxiliar o ser humano em seu trabalho, como também em sua vida, ou seja, a técnica evoluída, fruto de ideias surgidas no passado e modificada ao longo do prazo. Essa “técnica” é a ação ou conjunto de procedimentos, conhecimentos especializados e de objetos que constituem uma atividade na qual não inclui o estudo das razões de funcionamento da suposta ação.

A informática, diferente da tecnologia, possui técnicas motorizadas para potencializar suas capacidades de pensamentos, memórias e a comunicação. Sendo elas essencial para o desenvolvimento das novas tecnologias.

Estas duas vem ampliando a possibilidade de o professor ter o prazer em ensinar, e incentivando o aluno em aprender, com novos leques de informações e a prática do conhecimento de maneira inovadora.

2. Quando aborda a construção do conhecimento, a autora faz considerações a respeito do que sejam os dados, as informações, o conhecimento e a inteligência. Conceituem e descrevam, a importância desses elementos para que o aluno alcance a aprendizagem significativa, ou seja, a aprendizagem que ultrapassa os muros da escola e é capaz de fazer a diferença na vida de cada um deles.

A educação envolve vários desafios, que para a aprendizagem significativa deve sair do professor uma motivação para o aluno, buscando variadas forma de aprender, com isso o aluno aprenderá o processo de assimilação, acomodação e assim o de adaptação, segundo as teorias de Piaget. Ou seja, aprender a assimilar os conteúdos a sua nova forma de ver e pensar, após isso o indivíduo irar acomodar os novos esquemas aprendido em sua mente, englobando com o anterior, já adaptação será o equilíbrio entre os dois, acarretando a mudança e o aprendizado no aluno em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (218.6 Kb)   docx (215.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com