TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendências Pedagógicas

Por:   •  5/7/2020  •  Seminário  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2020

Centro Universitário Celso Lisboa

Escola de Formação de Professores

Núcleo 3 – Pedagogia 2020.1

Professora: Ângela Maria  Rebel de Carvalho

Aluno(a): Edith Araújo Barreira

Roteiro de aprendizagem – Ciclo 2

        Questão 2.6 – Escrever, individualmente, um breve texto sobre a tendência que você, como futuro(a) professor(a) mais se identifica. Justifique sua escolha, com argumentação.

A tendência pedagógica que eu, como futura professora, mais me identifico é a Liberal Renovada Não-Diretiva.

Para mim é de fundamental importância na atividade de ensinar, a preocupação com o fator psicológico que envolve o aluno que está aprendendo.  Conseqüentemente, essa é uma das características marcantes da tendência liberal não-diretiva. Nesta tendência, dá-se mais valor ao aspecto psicológico do que aos aspectos pedagógicos e sociais.  

Ao meu  ver, é essencial que o professor, como facilitador que é, dentro de sala de aula, produza um ambiente próprio ao auto-desenvolvimento da criança e à sua realização pessoal e que assim ela esteja bem consigo mesma e com quem a rodeie. Além disso, é muito importante que haja dentro de sala de aula Espaço livre para as relações e para a comunicação, deixando assim que a criança busque o conhecimento por si mesma.

Algo que me marcou bastante foi durante a aula da professora Jéssica Nery, quando ela disse que através da Música, ela conseguia criar um ambiente favorável para o aprendizado dentro de sala de aula. Segundo ela, através do uso da música, ela conseguia gerar nos alunos a motivação necessária ao aprendizado, centrando toda a atividade neles, e mostrando a eles que são capazes de fazer e desenvolver sozinhos, dessa forma, intervindo ela como professora, o mínimo possível no processo de aprendizagem.  Essa experiência me deu a certeza de que o fator psicológico é muito importante no processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com