TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendências Pedagógicas

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS        4

2.1        Tendência Liberal Tradicional        4

2.2        Tendência Liberal Renovada Progressivista        4

2.3        Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva        5

2.4        Tendência Liberal Tecnicista        5

3        TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS        6

3.1        Tendência Progressista Libertadora        6

3.2        Tendência Progressista Libertária        6

3.3        Tendência Progressista Crítico Social Dos Conteúdos        6

4        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem o objetivo de conhecer as tendências pedagógicas que influenciam a prática escolar. Organizado em tópicos, irá abordar as tendências pedagógicas liberais e progressistas resumidamente. Foi produzido através de pesquisa bibliográfica, com material disponibilizado pelo corpo docente e pesquisas na internet.


  1. Tendências Pedagógicas liberais

        A pedagogia liberal prepara o indivíduo para atuar com os demais, o molda conforme as regras e valores em vigor na sociedade, desenvolvendo a cultura individual. Prepara o homem para atuar em um ambiente de produção, descartando valores pessoais, e não leva em conta as classes sociais, pois essa cultura se baseia na igualdade de oportunidades e não de condições.

  1. tendência liberal tradicional

        Na Tendência Liberal Tradicional o professor tem a palavra dominante, onde utiliza de repetição e mecânica para transmitir o conteúdo, que garante a retenção do mesmo. Ele transmite o conteúdo de forma verbal, onde observa: preparação do aluno (sua capacidade de absorver a matéria), apresentação (a forma como deve transmitir o conteúdo), associação (utiliza de comparação de conteúdos novos com velhos), generalização (junção do particular de cada membro do grupo para gerar a visão global) e aplicação (resolução de exercícios).  Ocorre a exclusão dos problemas da sociedade, que são considerados apenas em caso de possuir algum valor intelectual. É considerada que a capacidade de assimilação é igual entre adultos e crianças, porém a infantil é menos desenvolvida. Nessa tendência, não é feita distinção das características de cada idade, então o material é desenvolvido em progressão lógica.

  1. tendência liberal renovada progressivista

        Nessa tendência o professor tem papel auxiliar e não de comando em sala, estimulando a pesquisa, descoberta e conhecimento da sociedade. Os interesses do aluno são estimulados e suas necessidades são adaptadas com as do meio social. Acredita-se que o aluno aprende quando ele mesmo realiza o trabalho. São feitos trabalhos em grupo, com foco no que é de interesse do aluno, valorizando mais a busca do conhecimento do que o conhecimento em si. A tendência liberal renovada progressivista é pouco utilizada pois vai de encontro com a prática pedagógica tradicional.

  1. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA

        Nessa tendência, a escola que tem o papel de formar atitudes, pois deve-se dar maior atenção a problemas psicológicos e não pedagógicos. O professor é o facilitador de mudanças internas de seus alunos, já que o autoconhecimento e autodesenvolvimento que são levados em conta no lugar do conteúdo. Essa tendência é mais utilizada pelos pedagogos e conselheiros da escola.

  1. TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA

        A tendência liberal tecnicista limita o contato entre aluno e professor, pois possui papeis distintos entre os mesmos: professor faz a transmissão do conteúdo e o aluno é responsável pelas recepção, aprendizagem e fixação de tal conteúdo. Produz indivíduos para o mercado de trabalho, deixando de lado as interferências subjetivas de cada ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (74.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com