TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas pedagógicas na prática escolar

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 01

Tendência pedagógicas na prática escolar

A classificação e a descrição das tendências pedagógicas poderão funcionar como um instrumento de análise para o professor avaliar sua prática de sala de aula. As tendência pedagógicas foram classificadas em:

Pedagogia liberal, porém esse termo não tem sentido de “avançado”, “democrática”, “aberta”. Essa doutrina justifica o sistema capitalista, que defende a predominância da liberdade e interesses individuais na sociedade, como forma de organização social baseada na propriedade privada, dos meios de produção e na sociedade de classe. Nessa tendência os indivíduos precisam adaptar-se às normas vigentes na sociedade de classes, no desenvolvimento da cultura individual. A tendência liberal renovada caracteriza-se na cultura como desenvolvimento das aptidões individuais. Propõe um ensino que valoriza a autoeducação, a experiência direta sobre o meio pela atividade, um ensino centrado no aluno e no grupo. A tendência tecnicista utiliza-se basicamente do enfoque sistemático, da tecnologia educacional e da análise experimental do comportamento.

        A pedagogia progressista, manifesta-se em libertadora, libertária, critico social dos conteúdos que acentua-se pela primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais. As versões libertadoras e libertárias tem em comum o antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica.

        A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do docente. É importante destacar que nos dias atuais a maioria dos professores baseiam suas prática pedagógicas no senso comum, que são incorporados ou transmitidos pelos colegas mais velhos. Mas também existem professores que utilizam-se da inovação.

        Observa-se que tudo leva a educação, que existem muitos investimentos nesta área, mas ainda falta o compromisso por parte de muitos professores, assim como de alunos. Infelizmente ainda existem situações onde, o professor finge e o aluno finge que aprende, e o que importa no final é a aprovação através de notas, deixando de lado o verdadeiro sentido do ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com