TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vivencias Educativas

Por:   •  27/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS

A Postura do Professor em Sala de Aula

Andréia Ferreira do Carmo

Josiane Maria de Almeida

Kareline Silva Parra¹

Alexandra Magalhães Frighetto²

        

RESUMO

O presente trabalho Vivências Educativas com ênfase no tema A Postura do Professor em Sala de Aula tem o intuito de apresentar reflexão e como deve ser a ação do professor em sala de aula, os meios de observação e métodos de aprendizagem a serem aplicados. Trata também a ação docente do professor na educação infantil e as análises críticas realizadas pelo mesmo. Neste trabalho será abordado a relação entre professor e aluno ressaltando a importância de despertar o interesse do aluno pelo aprendizado tendo em vista a dificuldade que o professor vem enfrentando relacionado as novas tecnologias que causa distrações e muitas vezes distancia o aluno da sala de aula. Será destacado também a importância que o professor terá na formação tanto acadêmica quanto pessoal do aluno, tendo em vista, que o professor se torna um exemplo de ser humano, com boa moral e comportamento de boa conduta.  

Palavras-chave: Professor. Tecnologias. Prática Docente 

1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tratará acerca do tema “A postura do professor em sala de aula.” Nele serão encontradas informações sobre a postura adequada do professor na prática docente além da importância e efeitos dela no processo de ensino aprendizagem, e ainda como o docente deve administrar a relação entre professor e aluno.

        A prática docente é um processo muito complexo, pois o professor estará lidando com crianças e jovens com diversas culturas, personalidades, sonhos e dificuldades, além dos empecilhos que a democracia e a falta de assistência do poder público contribuem para dificultar o processo. Ele também terá de adequar a sua postura e metodologia de acordo as com mudanças e avanços sociais de seu tempo, principalmente na atualidade com as novas tecnologias e a evolução humana que estão cada vez mais rápidas e instantâneas.

        Uma das adequações que deve acontecer por parte do professor é adotar um modelo de ensino que seja inovador, deixando de lado o modelo tradicional, aquele no qual o professor tinha uma postura de ditador e visto como uma autoridade, tido como o detentor do saber que não poderia ser contestado de forma alguma.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Com todas as mudanças no contexto social e o surgimento das tecnologias a escola passou a ter a necessidade de repensar, refletir e inovar em suas metodologias de ensino e na postura a qual o professor deve adotar em uma sala de aula, pois, o método tradicional de ensino tornou-se inadequado diante das novas necessidades e capacidades exigidas.” Precisamos de professores que reflitam sobre as práticas e metodologias utilizadas em sala de aula” (MELO, 2011, p.56).

        Melo (2011, p. 56) discorre que:

O professor não pode ser uma peça estática na sala de aula, preocupado apenas com o repasse de informações, mas, sim, um mediador da aprendizagem, que está aberto a inovações, mostrando-se eficaz e comprometido, espontâneo e criativo no seu fazer educacional, fazendo a diferença no ensino.

        Existe também o fator da falta de interesse dos alunos em relação aos estudos. Segundo Melo (2011) com a tecnologia atual e as grandes inovações eles têm a sua disposição inúmeras distrações e divertimentos o que fez com que não levassem mais a sério estudar, muitas vezes deixam para última opção.

Como docentes, temos a tarefa de educar para a vida em sociedade e mediar conhecimentos. Não basta termos um ambiente adequado para a aprendizagem, com muita riqueza e diversidade de materiais, se não tivermos professores e educadores preparados para essa nova concepção de escola. Além de formação acadêmica, com o conhecimento e o domínio específico que a profissão requer, os professores devem ser líderes a fim de conduzir o processo de construção do conhecimento. Devem incentivar o gosto e a paixão pela busca do conhecimento, estar atentos a toda interferência externa e interna – como o relacionamento entre alunos –, buscando sempre novas possibilidades de crescimento e enriquecimento do processo de aprendizagem (MELO, 2011, p. 57).

        O professor deve estar consciente e buscar ser um eterno aprendiz e pesquisador, pois é importantíssimo realizar as formações continuadas para se aperfeiçoar cada vez mais e assim se atualizar de acordo com as novas demandas exigidas pelo contexto social, que está sempre em constante transformação. “Para conseguir uma transformação em seu processo de ensino e aprendizagem, o professor necessita estar aberto a novos conhecimentos, sabendo realizar uma discussão baseada no seu entendimento e na curiosidade pedagógica” (BARBOSA; BARUFFI; BUBLITZ, 2016, p. 97).

Nesta perspectiva de formar-se, podemos compreender que cabe ao professor buscar em seu interior a necessidade da mudança, construir seu conhecimento de maneira que auxilie em sua vida pessoal e profissional. O formar-se é uma atividade individualizada que emerge na busca de outros que também querem sentir-se e ver-se como professores. Um professor que busca formar-se implica perceber-se como um ser em transformação (BARBOSA; BARUFFI; BUBLITZ, 2016, p. 97).

        Contudo é preciso considerar a relação existe entre professor e aluno. O docente deve estabelecer um vinculo afetivo com o aluno, pois de acordo com Melo (2011, p.73):

A afetividade também é concebida como o conhecimento construído através da vivência, não se restringindo ao contato físico, mas à interação que se estabelece entre as partes envolvidas, na qual todos os atos comunicativos, por demonstrarem comportamentos, intenções, crenças, valores, sentimentos e desejos, afetam as relações e, consequentemente, o processo de aprendizagem.

        De acordo com Almeida (2011, p. 1):

A afetividade é estimulada por meio da vivência, na qual o educador estabelece um vínculo de afeto com o educando. A criança necessita de estabilidade emocional para se envolver com a aprendizagem. O afeto pode ser uma maneira eficaz de se chegar perto do sujeito e a ludicidade, em parceria, um caminho estimulador e enriquecedor para se atingir uma totalidade no processo de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (669.4 Kb)   docx (636.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com