TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vivências Educativas

Por:   •  3/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI– UNIASSELVI

Aluna: Bianca Nunes Micheleto

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS

RESUMO

O presente trabalho traz as experiências educativas vividas pelo professor como profissional da educação.  Tendo como finalidade ressaltar qual comportamento deve-se ter para melhorar enquanto educador perante as oportunidades declaradas na sociedade.  Do mesmo modo, surge à vontade do professor em buscar cada vez mais conhecimento e transformação, tanto a sua, como também a dos seus alunos e da sociedade, através da sua formação acadêmica e continuada garantindo seu papel principal no espaço físico escolar mostrando a sua importância perante a temática escola e família.

INTRODUÇÃO

O professor da educação infantil sempre deve ter um olhar de observação sobre sua turma,
reconhecendo a individualidade de cada aluno. O professor deve atuar como mediador do
conhecimento, como aquele que auxilia na construção do saber intelectual, desenvolve em seus alunos uma postura crítica diante do mundo, ajudando-o a compreender e exercer sua cidadania, promovendo a igualdade entre as crianças de diferentes raças e classes sociais.
As crianças utilizam muito das brincadeiras para expressar o seu cotidiano de vida, pois
quando ela imagina uma situação vivenciada dentro de casa ou até mesmo na escola ela transmite essa experiência através da brincadeira, tornando assim possível para o professor uma leitura melhor do perfil de seu aluno. Às crianças já trazem consigo para a escola uma vivencia de mundo, onde brincadeiras podem ser desempenhadas de formas diferentes das que estamos habituadas a presenciar, pois as culturas são diferentes e isso deve ser valorizado pelo professor. O projeto pedagógico na educação infantil através do lúdico deve ter como objetivo o desenvolvimento motor da criança, analisando os conceitos da psicomotricidade, assim
incentivando a pratica do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. O projeto deve respeitar três princípios, sendo primeiro o ético, onde se respeita as diversas culturas, segundo critério é o político, onde se dá o direito à cidadania e o terceiro critério é o estético onde se demonstra a criatividade das crianças, as expressões e a ludicidade.
É possível perceber cada vez mais o quão importante é a ludicidade durante a Educação
Infantil, pois é a partir desses momentos vivenciados entre a criança e professor de forma interativa que esse desenvolvimento acontece.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Para uma possível compreensão mais ampla do tema Vivências educativas, entendemos que
se faz necessário uma pesquisa para abordar alguns assuntos relevantes a esse tema na educação infantil. Como a postura do professor em sala de aula e a utilização de metodologias para a aplicação dos conteúdos propostos. Evidenciando a postura afetiva do professor para com seus alunos como sendo a ideal dentro da educação infantil. E ainda a importância da qualificação do professor diante da necessidade para se promover aulas mais dinâmicas e atraentes para que os conteúdos sejam ensinados e aprendidos de uma forma eficaz.
Dentro da educação infantil, a relação do professor com os alunos é intensa e constante,
durante o tempo todo, na sala, no pátio em momentos de atividade, e por essa proximidade é que se dá a necessidade de uma interação afetiva para a construção do conhecimento. SALTINI (2008, p.100) afirma que a criança necessita ser amada e acolhida desde pequena:
“Neste caso, o educador serve de continente para a criança. Poderíamos dizer, portanto, que
o continente é o espaço onde podemos depositar nossas pequenas construções e onde elas
são acolhidas e valorizadas, tal qual um útero acolhe um embrião. A criança deseja e
necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da
curiosidade e do aprendizado.” (SALTINI, 2008, p.100).

Conforme Felix da Silva; Machado dos Santos (2009), algo que para nós não mudará é a
certeza de que o brincar, independentemente do local, dos brinquedos disponíveis e de quem o pratica, sempre será positivo e sempre gerará aprendizado, tanto como atividade dirigida quanto livre. Visto que analisamos o lúdico na Educação Infantil, compreendemos que é impossível separá-la da prática educacional, pois: “Brincar com as crianças e permitir o tempo necessário para que elas possam criar, requer do adulto – educador conhecimento teórico sobre o brinquedo e o brincar e muita paciência e disciplina, observar sem interferir em determinadas atividades infantis, além da disponibilidade para (re) aprender a brincar recuperando/construindo sua dimensão brincalhona”. (FARIA, 1999, p.213)

Conforme Gomes (2006), não podemos mudar nossa sociedade sozinhos (as), mas podemos
nos comprometer a plantar a semente da criatividade, curiosidade, solidariedade, da cidadania,
estando certas de que, possivelmente, muitas delas florescerão longe do nosso olhar.
Partindo agora para a análise da qualificação continuada, podemos afirmar que o professor
necessita estar em constante busca de conhecimento. Visto que a educação é modelada e
remodelada todos os dias. E novos conceitos e práticas são criados para auxiliar os professores a apresentar aulas mais atrativas e que gerem conhecimento.
Sendo assim conforme KULLOK (2000, p.11): Portanto, podemos afirmar que nada ainda está pronto, que estamos num processo de redefinição da nossa profissão e da compreensão da nossa prática, E, para tal, precisamos estar atentos às mudanças que estão sendo exigidas de nós e, para isto precisamos estarmos abertos ao conhecimento que se produz nesta área e que é fundamental para o fortalecimento a nossa profissão e para nossa própria sobrevivência como educadores. Desta forma o professor deve se adaptar às mudanças, buscar trabalhar com a criatividade, com o novo, na aquisição de conhecimento que o conduza a uma prática relevante e de sucesso na transmissão de conhecimento aos educandos. Faz-se necessário que seja continua e de qualidade para ter êxito em sua prática educacional.
A formação do professor se dá ao longo de sua carreira profissional, tendo a formação
inicial como uma primeira etapa que deve ser seguida por constante investimento nos saberes
educacionais para obter uma formação continuada e de qualidade.
Para concluirmos, queremos enfatizar que a Formação de professores tem que ser vista
como um processo contínuo fundamentado na perspectiva do crescimento o que significa
que a formação de professores não pode ser entendida apenas como um somatório de
disciplinas específicas + disciplinas pedagógicas mas deve ocorrer ao longo de todo o
Curso de formação Inicial e estender-se continuamente valorizando a experiência
profissional ao considerar o professor nas dimensões pessoal, profissional e de produtor do
conhecimento traduzidas num processo contínuo de aprender a aprender. (KULLOK,
2000, p.18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com