TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPER VIVÊNCIAS EDUCATIVAS

Por:   •  7/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.144 Palavras (13 Páginas)  •  4.914 Visualizações

Página 1 de 13

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS

                                                                                 

                                                                                                  Ana Paula de Cezaro Cavaler¹
                                                                                                                     Larissa Fernandes¹
                                                                                                            Tuiane dos Santos Melo¹
                                                                                    Rejane Constantino Barreto Machado²

RESUMO

Este trabalho abrange o desenvolvimento das crianças na educação infantil, dentre as muitas oportunidades que são oferecidas pela escola. É preciso compreender que o professor tende a buscar novos métodos que tornem suas aulas mais significativas e interessantes, despertando a curiosidade das crianças. Ao planejar suas aulas, o professor precisa saber qual será seu objetivo, para que possa alcançá-lo. Essa pesquisa nos possibilita por em prática toda a teoria que vivenciamos em nossa formação pedagógica E compreender a realidade das crianças da educação infantil, e ao relacionarmos a teoria com a prática, percebemos a importância da elaboração de atividades significativas, e interagindo as crianças para favorecer sua aprendizagem. Sendo necessário, que o professor seja criativo, dinâmico e afetivo, respeitando a individualidade de cada criança que está sob seus cuidados.  

Palavras-chave: Educação Infantil; Formação Pedagógica; Professor; Criança.

1. INTRODUÇÃO

     Realizar esta reflexão sobre as vivências na Educação Infantil nos familiariza com a área da educação, de modo que faça parte da nossa atuação como professores.
     A Educação Infantil, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, cognitivos, emocionais, estéticos, religiosos e sociais, complementando a ação da família e da comunidade, para que possa interagir no meio em que está inserido visando à cooperação e a autonomia, garantir um ensino de qualidade, através de ações efetivas inovadoras e éticas, buscando assegurar um atendimento efetivo as necessidades das crianças.

     A proposta pedagógica deve abranger os princípios, sendo o ético, onde o professor deve respeitar as diversas culturas, sabendo que a sala de aula é composta por várias crianças, onde não são todas da mesma cultura. Cada criança tem sua identidade, e o professor precisa respeitar esse universo cultural.

        

1 Nome dos acadêmicos

2 Nome do Professor tutor externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (2381) – Prática do Módulo I – 08/07/2020

       Outro critério, é onde o professor deve incentivar a criatividade das crianças, usando a lúdico, pois o brincar é fundamental no processo de desenvolvimento da criança. É possível aprender brincando, tendo a liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais, deixando a criança livre para que ela possa se expressar, seja em atividades livres ou direcionadas.

       Sendo assim, podemos perceber cada vez mais o quão importante é o lúdico na educação infantil, pois é a partir desses momentos vivenciados entre a criança e o professor, e principalmente entre as crianças, de forma interativa que esse desenvolvimento entre ambos acontece.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

     Podemos perceber que as crianças são fortemente marcadas pelo meio social em que se desenvolvem. Construindo o conhecimento a partir das interações que estabelecem com outras pessoas. Quando os pais e os professores praticam o que ensinam, os filhos e alunos certamente os terão como referência. Pois o ensino que se desenvolve por meio de práticas educativas, gera aprendizagem, resultando na mediação do social e do afetivo em que os professores que afetam positivamente seus alunos, possibilitam o conhecimento e melhoram na perspectiva da educação em sua vivência com todas as crianças.
      O lúdico se tornou uma ferramenta pedagógica indispensável para aprendizagem, e está ligado ao desenvolvimento das crianças, principalmente na educação infantil. Essa prática se tornou uma grande estratégia para ser utilizada como estímulo na construção do conhecimento, pois é uma importante metodologia para o aprendizado. Dessa forma, é uma grande responsabilidade para os professores alcançar uma aprendizagem de qualidade, tornando a integração do lúdico mais prazerosa e com melhores resultados.
      As crianças no primeiro nível de educação, precisam ter contato com objetos para que possam se desenvolver aprender a ler e entender o mundo. Por isso, devemos deixá-las experimentar o ambiente e vivenciar situações a partir de atividades preparadas pelo corpo docente. Isso as ajuda na construção e ampliação de seus próprios conhecimentos. Assim, as crianças poderão assimilar o que já vivenciaram.
     É preciso diversificar a prática educativa, para que seja menos conteudista e mais conectada com a realidade das crianças.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (PAULO FREIRE, 2003).

       O afeto é o instrumento mais importante na prática educativa, pois isso orienta as crianças para a percepção. Assim, as crianças sairão dos limites da sala de aula, podendo participar ativamente da realidade em que vivem, reforçando a importância do sentimento de afeição na educação. Essa concepção está no que se entende por experiência e se especifica em relação às vivências educativas. As vivências educativas promovem relações sistemáticas nas crianças com outras pessoas e com os objetos, fazendo com que com que compreenda o significado de suas ações por meio do que já foi aprendido.
        Uma atividade para ser considerada educativa, ela precisa ter significado. Os professores precisam ficar atentos às crianças na hora de planejarem suas aulas, pois é a partir da curiosidade delas que o professor irá pensar em atividades para despertar mais o interesse, e consequentemente, aprenderão com mais facilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com