TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vivencias Educativas

Por:   •  14/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO À PESQUISA

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS

TEMA: MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Acadêmicos: ANDREZA DA SILVA FERREIRA

DANIELE MAGALHÃES DE SOUZA

GEISSE DUTRA DA SILVA

RUTH VIEIRA DE FREITAS

VIVIAN PINHEIRO DE ALMEIDA

Tutor Externo: VÂNIA LUCIA PASQUALINE DEGRANDE

        

RESUMO

O objetivo geral deste paper é examinar diferentes conceitos de musicalização nas escolas de educação infantil. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisa bibliográfica, onde é feita referência às ideias de alguns teóricos para apoiar este trabalho de forma sistemática e consistente com o seu título. As ideias do autor descritas na obra podem servir de referencial teórico para pesquisas sobre temas relacionados à educação musical.  Os argumentos apresentados apontam para a necessidade de implementação da música na educação infantil com o objetivo de fortalecer suas características por meio de práticas pedagógicas que contribuam para a compreensão da história da música e da cultura local e global. De maneira que fortalece ainda mais o conceito de que a musicalização como forma de acrescentar ainda mais na aprendizagem só apresenta benefícios tornando o ambiente escolar mais prazeroso.

Palavras-chave: vivencias educativas, musicalização, educação infantil.

1. INTRODUÇÃO

O papel da música na vida das pessoas é inegável. Existe em muitos contextos, especialmente em contextos socioculturais que a música é considerada uma expressão artística, seja no âmbito popular ou erudito, que transmite mensagens em diferentes manifestações através de sons, emoções e traços históricos de nossos antepassados. A educação deve ser vista como um processo multidisciplinar e contínuo, carente de métodos e estratégias musicais destinadas a estimular a aprendizagem e a motivação. Portanto, tem como objetivo estudar os diferentes conceitos de que a musicalização nas escolas de educação infantil pode ser um facilitador do processo de ensino e aprendizagem. A partir disso, podemos compreender a relevância da musicalização na educação infantil, pois permite a interação e o desenvolvimento de habilidades pessoais como: memória, audição, coordenação motora, observação e percepção de sons.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O papel da música no ambiente escolar, favorece o desenvolvimento artístico, onde contribui com o processo de ensino e formação do aluno. Ela contribui para o desenvolvimento cultural, psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, facilitando o gosto pela arte.

“Ferreira (2002) salienta que a música, no que toca ao sistema motor, é capaz de permitir a criança o aprimoramento de sua coordenação motora, mais precisamente no que diz respeito ao ritmo, influindo para um desenvolvimento mais rápido e natural da escrita e leitura.” Presença e a importância da música inicia- se nos primeiros estágios de nossas vidas. E ela é inserida na prática pedagógica nos primeiros anos da educação infantil, sendo uma ferramenta que auxilia no processo formativo da criança, além da inclusão e integração social.

A musicalização introduzida no aprendizado infantil, conduz a criança a desenvolver habilidades de ouvir melhor, onde ela será capaz de atribuir sentido aos sons que preenchem o mundo.

“As contribuições de Bréscia (2003) ressaltam que o aprendizado musical pode expandir a atividade cerebral, consequentemente, possibilitando um melhor rendimento escolar, além, é claro, de reforçar o desenvolvimento da afetividade e socialização com os demais.”

A inclusão da música na educação infantil, seria trazer para o aluno, opções de expressão de linguagens. Ajudando assim, a desenvolver o gosto pela cultura e assim expressar-se futuramente através dela.

“Segundo Oliveira (1999, p. 42), é a necessidade de comunicação que impulsiona, inicialmente, o desenvolvimento da linguagem.’’ A infância é uma fase importante, para o desenvolvimento mental, motor e emocional da criança, onde estão transacionando. E a musicalização beneficia o desenvolvimento integral das crianças. A música tem o poder de concentração e relaxamento, conduzindo os a reflexão em sua convivência escolar e social. “o processo de aprendizagem do sujeito se manifesta a partir do contato com os objetos e o meio a sua volta, de tal modo que através desse contato ele passa a absorver novas e estímulos mentais, que em caráter acumulativo irão construir as funções cognitivas particulares do sujeito.”

Piaget (1993) “No dicionário de termos e expressões da música do pesquisador Henrique Autran Dourado (2008, p.214) música é a arte de exprimir ideias por meio de sons.” Por isso, as instituições mediadoras, devem possuir o objetivo de trabalhar na formação de cidadãos, inserindo a música no contexto escolar, possibilitando diferentes estímulos sonoros, como por exemplo: silêncio, ritmo, harmonia e melodia.

Para o pensador e artista Richard Wagner (1813-1883), a música é “a linguagem do coração humano.” Onde nos traz a ideia de ritmo. Onde nos levar a perceber que a música tem grandes influências sentimentais e psicológicas no ser humano.

“De acordo com Bréscia (2003), a música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações.”

A musicalização desenvolve o senso musical das crianças, onde este processo tem como objetivo, fazê-las com que se tornem ouvintes sensíveis a música, ampliando o universo sonoro. “à educação infantil teria melhores resultados se nós procurássemos entender o mundo das crianças como elas o compreendem desta maneira faríamos parte deste mundo infantil.”

 Beyer (1988) A criança ao brincar, elas conseguem interagir com a música, produzindo de formal natural novos sons. Conforme diz RCNEI: “O gesto e o movimento corporal estão intimamente ligados e conectados ao trabalho musical. A realização musical implica tanto em gesto como em movimento, porque o som é, também, gesto e movimento vibratório, e o corpo traduz em movimento os diferentes sons que percebe. Os movimentos de flexão, balanceio, torção, estiramento etc. e o de locomoção como andar, saltar, saltitar, galopar etc., estabelecem relações diretas com diferentes gestos sonoros.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (381.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com