TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paper Vivências Educativas

Por:   •  12/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 10

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS: PRATICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA

Àdria Fernanda de Souza rocha ¹

Robson Gomes de Araújo ²

        

RESUMO

Este presente artigo tem como objetivo retratar sobre a educação inclusiva, praticas pedagógicas, a ludicidade e a musicalização.

Está reflexão está voltada em alguns dos maiores significativos autores da Educação Infantil, Educação Inclusiva e Musicalização.

Enfatizamos a falta de recursos para a efetivação das práticas. Ressaltamos a importância de uma escola com um corpo docente e profissionais com competências e qualificações para melhor atender as crianças com deficiência.

Ainda a muito a ser feito para que melhores sejam praticas inclusivas. A discriminação e preconceito estão longe de acabar, mas quanto antes começarmos a colocar em práticas, logo o fim do preconceito chega.  

Palavras-chave: música, inclusão, lúdico e escola.

1. INTRODUÇÃO

         

A palavra inclusão segundo o dicionário online Michaelis, significa o “ato de incluir(-se): introdução de uma coisa em outra, de um individuo em um grupo etc.; inserção”. O contrario de inclusão é exclusão. A educação inclusiva deve estar presente no dia a dia escolar. O educador será o mediador de uma prática inclusiva em sala de aula, é ele que deverá orientar e guiar os alunos pelo caminho do conhecimento. E para que isso seja alcançado, o mediador deverá os diferentes tipos de aprendizagem. Na prática, significa ter paciência, segurar a mão do aluno e o instruir, baseando-se sempre em estratégias pedagógicas e com muito carinho ensinar e incluir o aluno em atividades que não conseguiram executar na primeira explicação.

        Considera-se que a educação inclusiva seja um modelo referenciado por politicas publicas, no entanto, ainda esta diante e uma realidade escolar.

        Tratando-se ainda sobre o processo de inclusão, é importante considerar que é um processo complexo e requer um grande conhecimento e preparação teórico-metodológica dos profissionais envolvidos. Portanto, é primordial a formação de um profissional reflexivo, paciente, que seja capaz de criar possibilidades pedagógicas e que inclua toas as crianças sem restrições, para assim, atender as necessidades educacionais.

        Com isso o educador deve estar sempre atento as capacidades de aprendizagem do aluno, percebendo seus limites e dificuldades, buscando meios para melhor aprendizagem. Deve-se estar sempre atento as atualizações da pratica inclusiva, focando em novas possibilidades didáticas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  • Os fundamentos filosóficos

O fundamento filosófico a educação inclusiva trata-se da igualdade, demonstrando que todos temos os mesmos direitos a uma educação de qualidade.

Sartoretto (2011, p.1) afirma: “Os fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles, o direito de convivermos com os nossos semelhantes”. Não importam as diferenças, todos temos os mesmos direitos de conviver e estar em harmonia uns com os outros.

Com isso, estar no convívio como outras crianças no âmbito escolar com ou sem deficiência é naturalmente igual. “O direito a educação, o direito de frequentar a escola comum (junto com os ditos “normais”), o direito de aprender os “limites” das próprias possibilidades e capacidades, são decorrentes do direito primordial á convivência, até porque é na convivência com seres humanos – “normais” ou diferentes – que o ser humano mais aprende” (SARTORETTO, 2011,p.1).

“O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria”. (FREIRE, 1993, p.10).

  • Fundamentos psicológicos da educação inclusiva

No tópico anterior tivemos uma breve explicação da importância da convivência e da interação de todos no processo de aprendizagem. Ter uma convivência com o outro nos dá a capacidade de enxergar no outro apenas a sua condição física e psicológica.

Do ponto de vista psicológico e afetivo, não há duvidas de que é na interação como grupo e com as diferenças de sexo, cor, idade, condição social e com as diferenças de aptidões e de capacidades físicas e intelectuais existentes no grupo que a criança vai construindo sua identidade, vai testando seus limites, desafiando suas possibilidades e, consequentemente, aprendendo. Este é o mundo real. E quando mais diversificadas forem essas experiencias, quanto mais instigantes esses desafios, mais a criança aprende (SARTORETTO, 2011. P1).

Ou seja, impedir que a pessoa com deficiência tenha a oportunidade e o direito de conviver em mundo real.

A lei n°12.796, de 4 de abril de 2013, que altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e das outras providencias (BRASIL, 2013a), determina em seu Art.4°, Incisos I e III.

Art.4° O dever do Estado com a educação escolar publica será efetivado mediante a garantia de:

I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete)anos de idade, organizada da seguinte forma.

  1. Pré-escola;
  2. Ensino fundamental;
  3. Ensino médio;

III – atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino;

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, quando se trata de educação para crianças, as atividades devem ser apropriadas as suas necessidades (Brasil, 1998):

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato da criança desde cedo poder se comunicar por meio de sons, gestos e mais tarde representar determinado papel nas brincadeiras faz com que ela desenvolva a imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como atenção, imitação, a memoria, a imaginação, amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização de experimentação de regras de papeis sociais. (...)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (184.1 Kb)   docx (251.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com