TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER, VIVÊNCIAS EDUCATIVAS 2019/02

Por:   •  13/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  11.054 Visualizações

Página 1 de 5

-VIVÊNCIAS EDUCATIVAS

Bianca Martins da Rosa¹

Rossana Ramos de Aguiar²

        

RESUMO

O presente trabalho vivências educacionais com ênfase no tema lúdico como facilitador da aprendizagem, patenteado o primeiro estágio obrigatório em educação infantil do curso de Pedagogia em sua teoria e prática. Com objetivo de apresentar reflexão e ação em sala de aula, observações e diagnósticos de aprendizagem, ação docente na educação infantil, propostas de intervenção, execução e analises críticas da dimensão pedagógica.

 

Palavras-chave: Docência. Lúdico. Reflexão. Ação. Educação.

 

1. INTRODUÇÃO

O profissional de educação deve sempre ter um olhar de observação e diagnóstico sobre a turma no seu total e cada aluno na sua individualidade. Observando isso percebemos que alguns alunos não acompanham o ritmo de outros, embora crianças sejam diferentes umas das outras vimos que algumas propostas dadas na educação infantil podem ajudar muito em sala de aula quando o aluno estiver maior.

É importante evidenciar como a psicomotricidade pode auxiliar o aluno a alcançar um desenvolvimento mais integral que preparará a uma aprendizagem mais satisfatória. Oliveira (1997, p. 23).

O desenvolvimento total de uma pessoa começa desde muito cedo, com estímulos variados, quando a criança está na educação infantil os aspectos trabalhados que desenvolvem a psicomotricidade favorecem o processo de ensino-aprendizagem. A psicomotricidade auxilia de maneira importante para a formação e estruturação do esquema corporal.

A criança em que apresenta o desenvolvimento psicomotor mal constituído poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras, na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato e lógico, na análise gramatical entre outras. Compreendendo que a má formação psicomotora pode acarretar dificuldades na aprendizagem, qual é o papel da escola na prevenção desse quadro? (ROSSI, 2012, p. 2).

Com a intervenção pedagógica na educação infantil através do lúdico com objetivo do desenvolvimento motor da criança, analisando os conceitos da psicomotricidade, assim incentivando a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança mostrando a importância do desenvolvimento motor na primeira infância.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS DA MOTRICIDADE.

O estudo sobre a motricidade humana tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral. Por meio de atividades psicomotoras, crianças desenvolvem aspectos mentais, psicológicos, sociais, culturais e físicos. A psicomotricidade é um processo aonde a criança vai adquirindo gradativamente maturidade e conhecendo a si mesma. (Lussac, 2008).

A partir da necessidade médica e neurológica no ano de 1870 explicando alguns fenômenos clínicos foi dado o nome de psicomotricidade. A psicomotricidade surgiu com Dupré por meio de uma linha filosófica psiquiátrica evidenciando que existia uma associação estreita entre o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e afetividade. (Lussac, 2008).

Nas primeiras fases do estudo sobre motricidade na época baseava-se no desenvolvimento motor da criança, logo em seguida começaram os estudos sobre a relação no atraso do desenvolvimento motor e intelectual. Segundo Rocha (2011, p.2)

Observando o quão importante o desenvolvimento físico das crianças temos a Educação Física como matéria especifica para o trabalho físico e psicomotor.

2.2 MOTRICIDADE E CULTURAS DA CRIANÇA ATUAL.

A partir de muito cedo as crianças tem manifestações da motricidade pois movimentos são desenvolvidos desde o nascimento, como afirma Le Boulch (2001, p. 5) “a criança desde o nascimento apresenta potencialidades para desenvolver-se, mas que elas não dependem só da manutenção dos processos orgânicos, senão também do intercâmbio com o outrem e que isto é da maior importância na primeira infância.”

É através do composto de desafios que a motricidade na criança se desenvolverá, na primeira infância é dada através de estímulos reagendo através de reflexos, depois a criança já começa imitar gestos e movimentos adquirindo sua liberdade para se movimentar até conquistar as habilidades motoros básicas e até às mais específicas.

O conjunto das transformações de resposta, entendidas numa base diacrônica, e constáveis ao nível dos movimentos, das qualidades físicas e motoras e das atividades humanas na adaptação às variações do meio físico e social. (NETO, s/d p. 4).

Assim devemos desde muito cedo proporcionar meios físicos e momentos onde as crianças se desenvolvam da melhor maneira possível, com estímulos pois é através do desenvolvimento da motricidade que certas habilidades serão fundamentais para outras áreas de conhecimento, inclusive em sala de aula para acompanhar o ritmo da turma.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados foram, livros, artigos e sites da internet que abordam o tema vivencias educativas com ênfase em motricidade e lúdico.  Para a leitura e pesquisa dos materiais foram utilizados recursos tecnológicos como computadores e internet. Para o processo de coleta de dados foram utilizadas fontes seguras de autores renomeados nos assuntos que serviram de complementação para ideias fundamentação e conclusão do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com