TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinóquio às avessas e suas abordagens

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

 CURSO DE PSICOLOGIA - 2°/2016

Pinóquio às avessas e suas abordagens

                Ana Paula Contrera Arruda – RA D0503-0

Dhéssica  Alves De Souza – RA D00JFE-5

Professora Esp. Inês de Campos Gomes / Psicologia do Desenvolvimento e Teoria da Aprendizagem

Goiânia                                                                                                                                                         2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

 CURSO DE PSICOLOGIA - 1°/2016

        Ana Paula Contrera Arruda – RA D0503-0

Dhéssica  Alves De Souza – RA D00JFE-5

Trabalho acadêmico do curso de Psicologia, orientado pela professora especialista Inês de Campos Gomes, apresentando á disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teoria da Aprendizagem.

Resumo

Nesse trabalho relacionamos o material didático e estudos teóricos sobre abordagens de ensino pedagógicos com o livro “Pinóquio ás Avessas”, do psicanalista e também educador, Rubem Alves. Com o objetivo de analisar a abordagem que se trata na historia, dentro das teorias tradicional, comportamental e humanista, as três teorias abordadas são modelos pedagógicos e cada uma delas com metodologias de ensino diferentes uma da outra.

Palavras-chaves: educação, abordagens, tradicional, comportamental, humanista.

        

Summary


In this work we relate courseware and theoretical studies on pedagogical approaches to teaching with the book "Pinocchio in reverse", the psychoanalyst and also educator Rubem Alves. In order to analyze the approach that it is in history, within the humanistic, behavioral and traditional theories, the three theories discussed are pedagogical models and each with different teaching methods from each other.


Keywords: education, approaches, traditional, behavioral, humanistic.

  1. Introdução

        A base da formação humana é imposta pela forma em que o individuo é inserido em seu meio começando pela educação.

  Ao longo desde trabalho iremos descrever as abordagens de ensino: tradicional, comportamental e humanista, e por meio da leitura do livro de Rubem Alves iremos analisar se as teorias psicológicas sobre a educação condizem com a realidade da abordagem que o livro propõe, para chegarmos a uma conclusão de qual é a melhor forma de ensino para que haja uma aprendizagem e conhecimento do ser humano na fase de aluno.

             

       

  1. Desenvolvimento

2.1- Ensino: As abordagens do processo

  • Abordagem tradicional
  • Abordagem comportamental
  • Abordagem humanista

  • ABORDAGEM TRADICIONAL

     A abordagem tradicional nos mostra como o ensino está relacionado, somente ao que é obrigatório por autoridades exteriores; O professor sendo o centro e o aluno tendo a obrigação de aprender, sendo receptor do conhecimento que é fornecido pelo professor.

     Nessa situação, mostra o processo da educação que é representada pela imagem da família, religião e entre outros, tornando o indivíduo um receptor passivo dentro do seu meio de convívio. O homem é considerado um ser acabado “pronto” e o aluno um “adulto em miniatura” que precisa ser atualizado. Mesmo sendo tão rígidos, os padrões dessa abordagem são muito respeitados. A abordagem tradicional o professor mantém distancia do aluno, ele possuí todo o poder, a criança aluno é considerada uma tabula rasa, um copo vazio, onde só se torna alguém depois que se depositam os ensinamentos, o ensino é a transmissão de ideias e organizadas logicamente pela escola, onde o diploma é considerado um instrumento de hierarquia e necessário para ser alguém com conhecimento no mundo. Tendo um ensino de aprendizagem suficiente para saber o que de fato é necessário, ignorando as diferenças individuais, ou seja, a relação professor com o aluno é vertical em sala de aula, sendo assim, o professor é a figura que comanda o conhecimento expositivo em sala de aula.

  • ABORDAGEM COMPORTAMENTAL  

                     

      A abordagem comportamental se caracteriza pelo objeto Empirismo. O conhecimento para o individuo que o faz. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. O conhecimento é resultado direto da experiência que devem transmitir conhecimentos, assim como comportamento ético, práticas sociais para manipulação e controle mundo/ ambiente.

    A escola é considerada e aceita como agência educacional que visa adotar forma peculiar de controle, conforme comportamentos que pretende instalar e manter. Neste tipo de abordagem, supõe-se e objetiva-se que o professor possa aprender a avaliar os elementos específicos de seu comportamento.

O Homem é uma consequência das influências ou forças existentes no meio ambiente. Relativamente permanente em uma tendência comportamental, resultantes de uma pratica reforçada. Aos educandos caberia a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino-aprendizagem, de forma tal que o desempenho do aluno seja maximizado, na forma de reforço no relacionamento professor-aluno.

    Pressuposto que o aluno progride em seu ritmo próprio, em se constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos. O meio e o homem podem ser manipulados e controlados.

  • ABORDAGEM HUMANISTA

Nesta abordagem é dada a ênfase no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento humano. Da ênfase ao crescimento que dela se resulta, no desenvolvimento da personalidade do individuo na sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada. O professor em si não transmite conteúdo, sendo facilitador da aprendizagem, apenas cria condições para que os alunos aprendam. Não existem modelos prontos, nem regras a seguir, mas um processo de vir a ser. O homem se apresenta como um projeto permanente e mau acabado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com