TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar O Lúdico, a Música e a Literatura Infantil

Por:   •  24/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O Lúdico, a Música e a Literatura Infantil.

Quando pensamos em criança logo imaginamos uma escola cheia delas, de escola em escola a aprendizagem volta-se para ela. Ao longo dos anos o ensino ganhou novas formas deixando para trás o método copista, no qual o aluno memorizava as informações. Aprendemos que o verdadeiro conhecimento é adquirido na troca de saberes.

Assim como o professor leva sua bagagem de conhecimentos, a criança também leva para a sala de aula suas experiências, seus saberes e conhecimentos e é justamente nessa troca de saberes que a criança começa a aprender e a criar pensamentos e hipóteses, e aos poucos vai construindo o conhecimento e experiências.

Para trazer mais dinamismo para a sala de aula o professor pode contar com a ludicidade que é uma forte aliada na construção do conhecimento. Segundo Vera Lúcia (2009) o conceito de ludicidade diz respeito a uma experiência plena que pode elevar o conhecimento, é através do lúdico que a criança estará vivenciando de forma integral e integrada suas emoções, a postura corporal, pensamento e ação.

A ludicidade está relacionada à criatividade, imaginação, interação, e autonomia, ou seja, a criança aprende interagindo com o meio, de forma descontraída. Para os autores Rios e Silva (s/d) desde os primeiros anos de vida as crianças tem contato com o lúdico, no brincar e manipular jogos, na interação com a família e outras pessoas, o lúdico é natural para a criança, só que durante muitos anos as escolas deixaram o lúdico fora da sala de aula, ficando restrito apenas no recreio.

O lúdico hoje é uma ferramenta importantíssima para estimular o conhecimento humano, despertar a criatividade e adquirir habilidades. O aprendizado que nasce nas trocas de experiências não pode, ser deixado de lado, pois é ele que carrega as características de cada criança.

Segundo Rios e Silva (s/d, p.4):

“O lúdico perpassa por todas as áreas do conhecimento e na escola ele se manifesta de várias formas, através de jogos, brincadeiras, músicas, dramatizações, poemas, historias, artes plástica, dentre outras. A ludicidade tem em sua filosofia de ensino práticas educativas que levam os/as educandos/as a aprendizagem significativa por meio do prazer.”

O lúdico é uma importantíssima ferramenta pedagógica, além de ensinar de forma prazerosa ela pode ser utilizada de forma multidisciplinar, um exemplo são as atividades musicais e literárias.

As atividades musicais em sala de aula não tem o objetivo em formar músicos, mas proporcionar o desenvolvimento cognitivo, social e intelectual facilitando a expressão das emoções. As crianças relacionam com a música o tempo todo e de várias maneiras, de acordo com Ilari e Broock:

“A música está presente na vida delas de inúmeras maneiras – do bebê que move o corpo ao som de uma canção conhecida, da criança pequena que inventa uma canção ao embalar o urso de pelúcia à outra que dança, imitando os gestos de sua banda de axé favorita. Outras crianças participam de programas de educação musical formal, sendo expostas, de maneira mais direta, às formalidades e regras da música. Essas crianças demonstram que não estão apenas aprendendo a música – formal ou informalmente -, mas que estão desenvolvendo habilidades musicais e extramusicais por meio das experiências. Assim, ao pensarmos na música na educação infantil, imediatamente pensamos em desenvolvimento musical (ILARI; BROOCK, 2013, pp. 7-8).”

E o autor Pacheco (2013) acrescenta que:

“Não é de hoje que pesquisadores e professores das muitas músicas que nos circundam vêm debatendo e refletindo sobre suas mais diversas práticas. No âmbito da educação musical infantil não é diferente, uma vez que bebês e crianças estão fazendo música e brincando com ela em seu cotidiano. Elas cantam sozinhas ou em grupo, tocam um instrumento musical ou uma latinha, dormem acalantadas por seus pais, dançam ouvindo diferentes tipos de músicas, brincam de jogos de mãos, envolvem-se com músicas, independentemente do contexto, da cultura, da classe social ou da idade. (...) fazendo e brincando com música, se desenvolvem não só musicalmente, mas em outros aspectos também (...) a reflexão sobre esses fazeres pode ter contribuído para que o desenvolvimento musical tenha se configurado como uma das principais linhas de pesquisa da psicologia da música e dos estudos da cognição musical (PACHECO, 2013 pp. 69-70).”

Porém são poucas as instituições de Educação básica que garantem o ensino da música, para GRANJA (2006) apesar de todas as transformações na educação, o ensino da música é pouco valorizada, mesmo que a lei recomenda a inserção na grade curricular, são poucas as escolas que abrem espaço no currículo.

A educação musical tem grande contribuição para o desenvolvimento da criança em vários aspectos principalmente em desenvolver a sensibilidade. A ligação existente entre a criança e a brincadeira torna-se possível ao professor apropriar da música através do lúdico. Uma aprendizagem é significativa quando é realizada de maneira lúdica e prazerosa.

Assim como a música está presente na vida das crianças a literatura também está presente, por meios de cantigas, brincadeiras e nas histórias.

Qual criança não adora ouvir histórias? Ao ouvir uma história a criança vivencia emoções e novos aprendizados. 

Para Melo (2015, s/p):

Ler histórias para as crianças é incitar o imaginário, provocar perguntas e buscar respostas, é despertar grandes e pequenas emoções como rir, chorar, sentir medo e raiva, emoções estas que vêm das histórias ouvidas e lidas. Juntos, livros, brinquedos e brincadeiras fortalecem ainda mais a construção de novos conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças.

Através da história a criança pode descobrir outros lugares, outros tempos e jeitos de agir e ser, com a leitura o professor pode proporcionar um ambiente sonoro tendo como base a história contada como: objetos sonoros para imitar barulho de tempestade, música de festas entre outras. Tudo com música fica melhor, utilizar a música para contar história pode servir como gancho entre uma parte e outra.

Para Máximo-Esteves (1998, p.125):

“O prazer que a criança tem de ouvir e contar histórias são um claro indicador de que a fantasia e a imaginação são muito importantes para ela conhecer e compreender. Ora as histórias são o modo mais corrente de integrar a cognição e a imaginação, a Educação Ambiental e a fantasia.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com