TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade jogo da memória

Por:   •  20/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Natália Silingardi

Planejamento de Atividade

Planejamento apresentado como sob orientação da Profa. Dra. Michele Varotto Machado.

Universidade Estadual Paulista

Faculdade de Ciências e Letras

Campus de Araraquara-SP

Curso de Pedagogia

2016

Jogo da memória

Planejamento:

  1. Escolha do tema e objetivos:

A atividade proposta pela disciplina de “Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil: Pré-escolas” foi aplicada pela estagiária Natália Silingardi na turma da 4° etapa da C.E.R Eduardo Borges Coelho da cidade de Araraquara-SP.

A escolha do tema partiu das minhas observações durante o estágio, em que notei certa dificuldade das crianças em memorizar algumas letras e palavras. A ideia de trabalhar com jogos foi com a intenção de sair um pouco da rotina, onde eles aprendiam as letras e palavras escrevendo no papel e observando o alfabeto desenhado em cima da lousa.  

  1. Desenvolvimento

Plano de aula:

1° - Mostrar o livro “Primeiras Palavras” para as crianças, e explicar que ele vai ser uma atividade para aprender as palavras, mas que acontecerá na forma de uma espécie de jogo e mostrar as ilustrações do livro para estimular a curiosidade deles.

 - Deixar as crianças folharem o livro, olhar, pegar, mexer...

 

3°- Organizar os alunos de forma que todos consigam ver o livro e consigam participar da atividade.

4°- Iniciar a leitura como se pede no livro.

Planejamento e Relatos:

  1. Como foi?

A atividade aconteceu da forma que foi planejada, foi muito produtiva para aprendizagem das crianças. Elas ficaram bem felizes de poder segurar o livro em mãos, já que é um ato que elas quase nunca podem fazer, pois as professoras tem medo de que elas estraguem o material. As crianças também mostraram bastante interesse para saber qual seria a imagem que aparecia depois de girar a “rodinha” para relacionar com a palavra que ela pertencia.

  1. O que aconteceu no desenvolvimento da atividade?

Como eu já tinha contato com as crianças por meio do estágio, elas se sentiram bem à vontade em realizar a atividade comigo, de início, fomos para a sala e pedia para que as crianças sentassem próximas umas as outras. Mostrei pra elas o livro e pedi para que elas tocassem, olhassem e passassem para o próximo.

 Quando a euforia passou, pedi para que me devolvessem o livro e comecei a explicar como funcionaria a atividade, primeiro, pedi um por um para ligar a palavra ao desenho, depois que todos já tinham participado, fazia a pergunta para todos, e esperava algum responder primeiro.

As crianças conseguiram alcançar o objetivo da atividade, que era conseguir relacionar a imagem ao seu nome, apenas um aluno, que é especial, que não conseguiu acompanhar a atividade, pois seu processo de aprendizagem está um pouco mais lento.

  1. Reflexão: O que poderia ter sido diferente? Como você se sentiu?

Acho que aconteceu de uma forma tão natural que não vejo motivo para ser diferente. Fiquei muito feliz com o foi bem gratificante para mim.

REFERÊNCIAS:

Livro didático: Jogo da memória com abas divertidas PRIMEIRAS PALAVRAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com