TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de ensino fundamental

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

PLANO DE AULA

PÚBLICO ALVO: ensino fundamental

ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL: 2° ano.

PERFIL DA CLASSE: sala heterogenia, havendo em sua composição diferentes grupos sociais.

TEMPO PREVISTO: as atividades serão realizadas no período de 4 horas aula.

JUSTIFICATIVA:o espaço geográfico é historicamente produzido pelo homem enquanto organiza econômica e socialmente sua sociedade. a escola sendo um representação da sociedade também reflete seus aspectos ate mesmo no espaço geográfico da escola ficando evidente a importância de seu conhecimento principalmente nos anos iniciais.

ÁREAS VINCULADAS: geografia história, matemática, português, artes, ciências.

OBJETIVO GERAL

Conhecer e identificar os referenciais espaciais ,as semelhanças e diferenças do espaço escolar a fim de localizar-se no ambiente escolar com autonomia .

1.compreender a organização do espaço e a sua construção;

2.sensibilizar sobre a importância da escola.

MATERIAIS UTILIZADOS:

Cadernos:

Atividades impressas:

Material manipulável.

AVALIAÇÃO:

Verificar se a turma compreendeu os diferentes espaços escolares e sua importância e sua função na escola. Fazer essa verificação observando as falas das crianças ao longo da conversa sobre o tema e analisando o material produzido na ultima aula.

DESENVOLVIMENTO:

a) INTRODUÇÃO: iniciar a aula com questionamentos oralmente sobre: o que e escola? Como e sua escola? Descreva sua escola? Sua escola sempre foi assim? Após discutir as questões oralmente os alunos registraram suas respostas individualmente no caderno.

b) DESENVOLVIMENTO: fazer uma aula passeio observando as instalações dos espaços da escola. Como salas de aula, saguão, áreas verdes, banheiros, cozinha, quadra, quadra de areia, parquinho, sala de coordenação. Orientando para observarem como são os espaços, quem trabalha em cada um deles e a importância de seu trabalho.

c) Após a aula-passeio em sala de aula conversar sobre as atividades anteriores “se haviam gostado”, “quais os espaços que mais utilizavam” e fazer coletivamente uma lista das dependências da escola e quem atuava na área destacando sua importância para o bom funcionamento da escola.

d) Após levantar um questionaram sobre quantas salas a na escola,quantos funcionários e reescrever em forma de tabela.

e) CONCLUSÃO: Para finalizar pedir que os alunos desenhem os espaços ambiental e concreto presentes na escola e expor na sala para apreciação.

Minha Rua

O ciclo inicial de alfabetização tempor finalidade criar condições para o desenvolvimento integral dos alunos ( física, afetiva, cognitiva , ética, estética, de relações interpessoal inserção social) contribuindo para o desenvolvimento integrado das áreas psicomotoras, sócio afetivas, lingüística e cognitiva com base na prática pedagógica que respeita o contexto sócio- cultural econômico que provem a mesma fazendo necessário que o aluno saiba sobre onde a cidade em que mora garantindo sua autonomia.

Tendo como objetivos norteadores o uso de diferentes linguagens seja ela escrita. Oral e desenhos. Aprender a trabalhar em equipe e a compartilhar materiais e a desenvolver a coordenação motora fina.

Através de atividade práticas onde o aluno e agente ativo no processo de aprendizagem e situações problemas.

Atividadeprática.

Descrição: Será dado uma folha sulfite para o primeiro aluno de cada fila, eles irão pensar em sua rua, como ela é constituída, ou seja, se tem árvores, casas, prédios, supermercados, etc. Eles começarão o desenho e após um tempo estipulado passarão para o colega de trás que irá fazer uma parte desse desenho, e assim por diante. O último da fila irá falar como ele imaginou que seria a rua do colega, e após isso quem começou o desenho falará realmente como sua rua é. Isso possibilita uma socialização entre os membros da classe e apresentará a diferença das ruas.

Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel- Anhanguera.

O Brincar no Programa do Primeiro Ano. Princípios didáticos de uma sala de aula onde se pode brincar.

Trabalho realizado na disciplina de:

Organização e Metodologia do

Ensino Fundamental.

Orientado pela professora:Ivone

Realizado pelas acadêmicas:

Pamela Açucena RA:6814006228.

Pamela Cristina RA:6816448065

JakicianeRA:6814006207

Mariana RA:6271245078

19 de Maio de 2015.

Cascavel-PR.

O Brincar no Programa do Primeiro Ano. Princípios didáticos de uma sala de aula onde se pode brincar.

A entrada das crianças no ensino fundamental e um momento crucial no processo de Escolarização infantil, especialmente por se encontrar em um contexto de ampliação do ensino fundamental para nove anos.

O ingressar no ensino fundamental é considerado um momento crucial no

desenvolvimento das crianças quanto a aquisição de conhecimento, valores e

comportamentos. Alteram-se os espaços físicos, os tempos, as relações de convivência com os seus pares, com os adultos e a rotina, salientando a diminuição do tempo de brincar.

A preocupação com a transição entre a educação infantil para o ensino fundamental salientando o direito a infância bem como a presença do lúdico, a brincadeira levando em conta as suas respectivas faixas etárias. Tais dimensões devem ser respeitadas tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental alterando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com