TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de ensino fundamental

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.700 Palavras (15 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIAN

Pedagogia

Camila Cristina Lima da silva – RA:7120517001

Emerson da Silva Santos - RA: 1299263459

Leila Cristina L. P. de Araujo - RA :7310548694

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tutora: Dayane Cabral

Niterói,15  de Abril  de 2015.

[pic 2]

Camila Cristina Lima da silva – RA:7120517001

Emerson da Silva Santos - RA: 1299263459

Leila Cristina L. P. de Araujo - RA :7310548694

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividade Prática Supervisionada na disciplina de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Dayane Cabral.

Niterói,15  de Abril   de 2015.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................4

ATRIBUIÇÕES DO MEC.........................................................................................................5

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS ...........6

A ORGANAZAÇÃO AUXILIAR DA ESCOLA.............................................................7,8 e 9

FORMAÇÃO DO PROFESSOR...............................................................................................9

MAPA CONCEITUAL............................................................................................................10

CONCLUSÃO..........................................................................................................................11

REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS........................................................................................12

INTRODUÇÃO

     

           Com está ATPS poderemos pontuar as vantagens e desvantagens do ensino fundamental de nove anos, elencando a socialização, valores, saberes e normas que asseguram a integração social. Os professores são peças fundamentais na construção dos saberes com intuito de preparar os alunos a serem participativos e ativos no meio social, proporcionando um lugar prazeroso para estar.

           São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos na educação brasileira especialmente na educação pública, um exemplo são crianças que chegam ao 6º ano do ensino fundamental e não dominam as habilidades de leitura e escrita. Isto acontece por conta do que ocorre como baixo salário, professores frustrados que com isso muitas das vezes não exercem com profissionalismo na educação ou também esbarram com dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam da educação dos filhos entre muitos outros agravantes.

            As avaliações implantadas pelo governo para avaliar a educação brasileira apresentam números desanimados e é uma situação que não pode continuar. A educação no Brasil ainda corre para alcançar patamares adequados, porém com elevados índices de repetência e abandono da escola entre os mais elevados da América Latina.

ATRIBUIÇÕES DO MEC

        Quanto às atribuições em matéria de educação são zelar pela qualidade de ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

         O Ministério da Educação (MEC) foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. O sistema educacional brasileiro era centralizado e o modelo era seguido por todos os municípios e estados. Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em 1961 os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC.

      A Estrutura Regimental do MEC, só ficou realmente estabelecida pelo decreto n° 4791 de 22 de julho de 2003. Depois desse decreto 4.791 que teve como objetivo estabelecer uma estrutura regimental na educação brasileira, que dá direito a todos os brasileiros o direito a educação, desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, o EJA, a educação profissional para todos. Com essas atribuições o MEC estabeleceu ainda o direito a educação especial, trazendo assim um avanço na educação brasileira com assistência financeira a famílias carentes para escolarização de seus filhos.

          Tratando-se da mais recente LDB implantada em 1996 que trouxe várias mudanças ás leis anteriores, com a inclusão da Educação Infantil (creches e pré- escolas). A formação adequada dos profissionais da Educação Básica também foi priorizada com um capítulo específico para tratar do assunto.

          A secretaria da educação zela pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação Básica é o caminho a todos os brasileiros uma formação indispensável para o exercício da cidadania e meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Os dois principais documentos que norteia a Educação Básica são a Lei de Diretrizes e Bases (LBD),  Lei Nº 9 394, de 20 de Dezembro de 1996 e Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Nº 10.172/ 2001 regidos naturalmente, pela Constituição da República Federativa da Brasil.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.

         Segundo o MEC, a intenção é ampliar o período de escolaridade obrigatória, que assegura o acesso da criança de seis anos de idade no Ensino Fundamental para possibilitar a essas crianças um tempo maior de convívio escolar, qualificando e ampliando suas oportunidades de aprendizagem.

          Aos seis anos a criança ainda aprende de forma lúdica, por meio de brincadeiras e não devem entrar no ensino fundamental sem que isso seja levado em conta. A criança começa a entender os mecanismos das quatro operações matemáticas, e para alguns educadores essa fase é favorável ao desenvolvimento cognitivo em que a criança passa a ter mais facilidade para lidar com a linguagem, leitura e a interpretação. O importante é que nas escolas a criança se socialize de forma geral, busque experiências e viva no coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (228.7 Kb)   docx (210.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com