TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auxiliar na aprendizagem da leitura e da escrita.

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Santa Rosa

Prof: Renildo              2º ano c

Utilização dos jogos educativos

Nome do jogo

Objetivo Geral

Auxiliar na aprendizagem da leitura e da escrita.

Objetivos específicos:

Desenvolver a escrita, através de ditado e formação de frases;

Entender a questão do letramento, quanto à  leitura visual e compreensão das figuras;

Incentivar a atenção e o raciocínio rápido, quanto à observação das posições das letras.

Desenvolvimento

Expliquei as regras do jogo para os alunos, e que para facilitar a  jogada  a principio  seria individual e logo após a próxima jogada  em grupo, o que os ajudaria a sanar algumas duvidas quanto ao jogo e aos exercícios propostos.

1° passo ditado visual

Apresentei as figuras para que os mesmos individualmente, reconhecessem e escrevessem em seus cadernos o nome das figuras. Após o ditado, pedi para que fizessem a separação das sílabas.

Na sequencia utilizei a letra inicial de cada figura, para que eles criassem uma palavra diferente da figura apresentada, e com as palavras  formassem frases.

2° passo

Dividi os alunos em quatro grupos, e entreguei para cada um tabuleiro contendo os desenhos, em seguida distribui as peças do jogo com as letras viradas para baixo.

Para iniciar cada rodada do jogo, eles tiveram que tirar a sorte no 2 ou 1 e no par ou impar, após definido o primeiro jogador de cada grupo, a sequencia seria o sentido horário.

3° passo

Cada aluno em sua vez de jogar tinha a chance de ir virando as peças, com letras, conforme as mesmas estivessem condizendo com as figuras de seu tabuleiro, que eram quatro, as quais podiam ser: casa, dado, ilha, gato, etc.

O aluno somente deixava de virar peças, quando a letra apresentada não tivesse em nenhuma das figuras do seu tabuleiro, aí a vez era do próximo jogador (aluno). O primeiro a formar o nome das figuras de seu tabuleiro, era o campeão, mas o jogo somente terminava quando todos conseguissem completar o seu tabuleiro, a colocação era 1°, 2°, 3°, 4° e 5° lugar.

Pude percebi, que todos se empenharam o máximo, para conseguir completar  o tabuleiro, quanto  ao ditado de figuras a maioria conseguiu escrever as palavras e os erros foram mínimos, o mesmo aconteceu com as palavras e as frases formadas individualmente. Portanto conclui que consegui alcançar os objetivos proposto para a atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com