TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Aprendizagem Escolar

Por:   •  20/8/2017  •  Resenha  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 3

                 

Avaliação da Aprendizagem Escolar: um ato amoroso

  O escritor Cipriano Carlos Luckesi, é referência em avaliação da aprendizagem escolar, estuda as implicações políticas da avaliação, suas relações com o planejamento e a prática de ensino e, também, seus aspectos psicológicos. Em seu artigo Avaliação da Aprendizagem Escolar: um ato amoroso. Ele explicita diversos aspectos da trajetória da avaliação escolar de nossa sociedade.

  Ao analisar os métodos de avaliação utilizados nas instituições de ensino percebe-se o quanto eles estão ultrapassados. Estabelecem-se de uma conduta ameaçadora, autoritária e seletiva. São procedimentos de exclusão com os estudantes, que por algum motivo não compreenderam o que lhe foi apresentado.

  Desse modo, essa prática vem comandando há bastante tempo os métodos de avaliação das instituições escolares. Caracterizando nossa avaliação do ensino somente com provas e exames.  Levando em considerações os aspectos seletivos da sociedade burguesa.

  O termo avaliação da aprendizagem é novo e foi concedido a Ralph Tyler, que o oficializou 1930.  A denominação mudou, todavia o procedimento continuou o mesmo, o qual são os de provas e exames. Este é muito difícil de ser mudado por que a avaliação, por si, é um ato amoroso, entretanto, isso se torna diferente diante a sociedade na qual vivemos onde o amor e o acolhimento são ações raramente praticadas. Daí se estabelece um condicionamento negativo, por isso a sociedade vence e não a avaliação. Na medida em que as funcionalidades das provas e exames são próprias da sociedade burguesa, as da avaliação as contestam e por essa razão é tão difícil realizar a avaliação na plenitude de sua concepção.

  A avaliação como ato amoroso é aquela que ampara a situação na sua verdade. Ela acolhe a situação como ela é, seja de alegrias ou dores, por esse motivo o ato amoroso tem a característica de não julgar, e se não julga, não exclui. Ele é acolhedor, integrativo, inclusivo.  Pode-se afirmar que o ato amoroso, tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando, usando para isso diversos recursos, agregando todas as suas experiências, e de modo que a aprendizagem seja satisfatória. A avaliação escolar tem dois objetivos, construir o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do aluno; como oferecer explicações, ou seja, informar para a sociedade como estão os acontecimentos do aprendizado no cotidiano escolar. Entretanto, esses dois objetivos devem seguir juntos para que assim se possam obter o sucesso esperado e de qualidade, tendo em vista uma jornada de crescimento pessoal e de responsabilidade com a sociedade.[pic 1]

  Para que ocorra um bom desempenho na prática da avaliação escolar é necessário ter alguns cuidados, utilizando algumas funções como: Propiciar a auto compreensão, que é oferecer apoio, para o desenvolvimento do processo de aprendizagem; motivar o crescimento, dando ao educando possibilidades de compreender as suas dificuldades; oportunizar múltiplas formas de aprender dentre elas o exercício de fixação; função de auxiliar na aprendizagem de forma a compreender as dificuldades dos alunos para podermos intervir na hora certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com