TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desempenho dos funcionários da Escola

Por:   •  29/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 8

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda sobre a avaliação de desempenho dos funcionários da Escola nº 306 em caxito.

Avaliações de desempenho são técnicas e procedimentos utilizadas pela administração de recursos humanos para avaliar o desempenho de pessoa no exercício de uma actividade, cargo, função.

Durante os séculos, foram praticadas várias formas de avaliação, com fim de descobrir excelências profissionais de cada trabalhador dentro das organizações. Mas, hoje há  necessidade de estabelecer métodos adequados de avaliação para facilitar a colaboração dos  avaliados e perceber a capacidade do seu desmpenho durante as funções laborais.

A escola em estudo tem se constatado varias reclamaçoes nos funcionários sobre o método de avaliaçao e desempenho, que a Direcção da escola utiliza. O  que tem provocado descontentamento aos funcionários da referida instiuição.

  Assim sendo, há necessidade de contribuir com ideias cientifcas e experiencias pessoais, no melhoramento do processo de avaliação de desempenho nas intituições de tutela e em particular a escola em estudo.

Porque a satisfação dos funcionários de qualquer empresa passa pelos vários factores como um deles a boa avaliação.

O  Pré-projecto está estruturado com um capítulo fundamental, o mesmo trata da fundamentação teórica, contendo a definição dos termos e conceitos chaves onde fizemos recurso a algumas obras de vários autores que abordaram sobre a avaliação de desempenho. Por fim foram apresentadas as  referências bibliográficas.

1.2-DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO

 Zassala (2013 p. 84 ), afirma que adelimitação do estudo está mais condicionada à vontade do pesquisador do que limitação. Ainda com mesmo autor, diz que, a delimitação tem que ser levada em conta para evitar generalizações impróprias, inadequadas dos resultados.

O presente trabalho aborda varias questões, mas pretendemos a nossa atenção nos aspectos que tem a ver com avaliação de desempenho na escola 306, caxito.

Em função de alguns erros, na elaboração das técnicas de recolha, análise e interpretação dos resultados podem contribuir negativamente nas nossas conclusões, pedimos aos leitores, contributos atreves de críticas construtivas a fim de melhorar nos próximos trabalhos.

1.3- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 

Rosa ( 2014 p. 4), afirma que “ um problema d investigação deve constituir uma questão de partida ( implícita ou explícita ) ”.

 Perante a citação supracitada, o pré-projecto direccionou a seguinte pergunta cientifica que pode encontrar resposta no futuro trabalho:

O tema em estudo sobre avaliação de desempenho dos funcionários é actuante e preocupante aos estudantes e a sociedade em geral.

Durante as actividades docentes, tem se constatado certas irregularidades no que tange sobre o desempenho dos funcionários na qual os docentes e não docentes, reclamam sobre os critérios que a direcção da escola tem utilizado para a classificação final do desempenho dos funcionários.

Tendo em conta as irregularidades e as reclamações constatadas, pensamos em fazer um estudo científico para identificarmos as causas da insatisfação e criar soluções possíveis.

Diante destas situações que foram levantadas, pretendemos formular a seguinte pergunta:

O porque da insatisfação dos funcionários da escola do Iº Ciclo nº 306, relativamente sobre avaliação de desempenho dos funcionários nesta instituição?

1.4- OBJECTIVOS 

Rosa (2014 p. 15), afirma que os objectivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. E os enunciados dos objectivos devem começar com o verbo no infinitivo.

Face a esta temática e de forma a ter um fio condutor, que irá acompanhar todo processo de desenvolvimento à conclusão deste trabalho, formulamos os seguintes objectivos:

1.4.1- OBJECTIVO GERAL:

Compreender a importância da avaliação de desempenho dos funcionários da escola do Iº ciclo nº 306 de Caxito, província do Bengo.

1.4.2 - OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar os críterios e as estratégias da avaliação de desempenho dos funcionários da escola em estudo.
  • Descrever os critérios e as estratégias de avaliação de desempenho dos funcionários aplicado na escola  supracitada.
  • contribuir  com ideias científicas para o melhoramento da avaliação de desempenho dos funcionários da escola do Iº ciclo do ensino secundário nº 306-Caxito na província do Bengo.

1.5- HIPOTÉSES 

Cruz & Ribeiro ( 2004 p.245 ),” afirmam que as hipóteses são suposições que se fasem na tentativa de explicar o que se desconhece.  São provisórias devendo, portanto, ter as suas validades verificadas”.

traçados os objectivos específicos, formulou-se as seguintes hipóteses:

H1- Os critérios e as estratégias da avaliação do desempenho utilizado pela Direcção da escola pode estar na base da  insatisfação dos funcionários da escola do Iº ciclo do ensino secundario nº 306 em caxito na Província do Bengo.

H2- A relação entre a comissão avaliadora pode influenciar na insatisfação dos funcionários  na escola em estudo.

H3- O mau acompanhamento da comissão avaliadora, influenciana na insatisfação dos funcionários na referida escola.

1.6- JUSTIFICATIVA 

Rosa ( 2014 p. 16 ), afirma que a justificativa é o motivo que leva o investigador a escolher e estudar o tema.

A razão da escolha do tema avaliação de desempenho dos funcionários, prende se por um lado, com inquietações de ordem intelectual que associam ao desejo, interesse e motivação e de ampliar os conhecimentos acerca da avaliação no sector de trabalho,  na Escola do Iº Ciclo do ensino secundário nº 306 em Caxito.

O tema em estudo tem um impacto nas actividades que são desnvolvidas na instituição, sobretudo na avaliação do desempenho dos funcionários e na classificação dos resultados. Porque as nossas instituições não apresentam funcionários com execelente desempenho no exercício da funções laborais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com