TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVE RESUMO SOBRE O FILME VERÔNICA

Por:   •  3/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4
  1. UM BREVE RESUMO SOBRE O FILME VERÔNICA

O filme “Verônica” conta a realidade social do nosso país. A estória de uma professora que já se encontra esgotada da profissão depois de 20 anos de carreira, e está no meio de vários problemas pessoais, quando se vê em meio a mais um.  

Depois de mais um dia de trabalho na escola, Verônica – personagem título do filme – percebe que ninguém veio buscar um de seus alunos, Leandro, e resolve levá-lo em casa. Quando chegam ao alto do morro eles percebem uma grande confusão de policiais e pessoas, Verônica se informa e descobre que ouve um homicídio, e que as vitimas são os pais de Leandro, e que o menino também está jurado de morte. Ela então resolve fugir com o menino, e descobre que a polícia também está envolvida com o crime. Não podendo confiar em ninguém ela “abraça” a causa do menino, resolve esconde-lo, e fazer justiça sobre o caso.

Assim, Verônica tem que enfrentar policiais e traficantes para salvar sua vida e do menino, e enquanto procura uma solução redescobre sentimentos que há muito tempo não sentia.

  1. RELAÇÕES SOBRE O FILME E O COTIDIANO ESCOLAR

A realidade da escola do filme não está distante das escolas que existem na vida real. Professora da escola pública, Verônica enfrenta os mesmos problemas que muitas professoras pelo país. Onde há casos de alunos indisciplinados e má condições de trabalho. Comandada por um sistema, onde a escola está localizada na periferia, ela e outros profissionais escolares tendem a viver meio a pressão dos bandidos que comandam o tráfico nos bairros em volta à instituição.

Um momento do filme que mostra claramente isso é quando os alunos de Verônica estão na aula de Educação Física na quadra da escola e de repente se ouve tiros, e os alunos tem de sair correndo para dentro do prédio, por conta de balas perdidas. Realidade muito próxima das escolas que se encontram em lugares de risco pelo país, onde o tráfico comanda as regiões próximas, e até o bairro onde a escola se encontra. Muitas vezes aulas são interrompidas por tiroteios, crianças e profissionais assustados têm de se esconder para que tragédias não aconteçam. Isso quando aulas não são suspensas, interrompendo todo um cronograma da escola, e prejudicando os alunos.

  1. RELAÇÃO SOBRE O FILME E A SOCIEDADE

O filme retrata um problema sofrido pelo aluno Leandro, que tem os pais assassinados pelos bandidos do morro onde morava. Eles foram assassinados por que o pai de Leandro tinha gravações da polícia com os bandidos que denunciava todo o esquema entre eles.

Esse é um dos problemas enfrentados pela maioria da população principalmente aqueles que moram em comunidades mais pobres, que convivem diariamente com esses problemas, onde se tem a polícia para proteger, mas eles acabam se envolvendo com os bandidos, e ao invés de proteger a população, combater a violência, trafico e impor o respeito, eles se envolvem com os esquemas dos bandidos, aceitam propina, e facilitam a entrada de armas e drogas na comunidade fazendo com que a violência aumente cada vez mais.

Muitos moradores dessas comunidades veem isso acontecer todos os dias, mais tem medo de denunciar os esquemas por causa de repressão e muitas vezes até a morte. A população então fica acuada, e tendo que assistir de suas próprias casas o descaso de quem deveria proteger.

  1. RELAÇÃO ENTRE O FILME E O ESTADO

Infelizmente atualmente vivemos numa sociedade onde quase todas aquelas pessoas que escolhemos ou por algum motivo são designadas há servir a população de algum modo são, se tornam ou já foram corruptos. É uma realidade de todo lugar, e a população fica impotente. No filme vemos claramente essa relação entre policiais corruptos e os bandidos, onde, ao saber do ocorrido Verônica pensa em procurar a polícia mais fica sabendo que a polícia também esta envolvida no assassinato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (217.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com