TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA, A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


INTRODUÇÃO:

   Ao longo dos tempos as mudanças ocorridas na sociedade possibilitaram as crianças serem vistas com crianças, dando a elas o direito de brincar. Por meio da brincadeira a criança adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais e sociais, A brinquedoteca escolar é um lugar feito para que a criança brinque livremente, um lugar onde ela se sinta respeitada, que possa descobrir o brinquedo a sua maneira e pelo tempo que achar necessário.

DESENVOLVIMENTO

   Toda criança deve viver como criança, aprender é muito importante para seu crescimento, mas essa aprendizagem deve ser um momento de prazer e não uma obrigação. Para que a criança aproveite ao máximo esta fase a melhor maneira é dar a ela um lugar que seja estimulador, que a envolva, que o aprender possa  despertar a  sua curiosidade de forma gradativa. Para a criança, o contato físico, o social e a comunicação são fundamentais no seu desenvolvimento e uma das maneiras mais eficazes para ela estabelecer estes contatos é através da brincadeira. A brincadeira possui um fim em si mesmo, ou seja, surge livre, sem forçar a criança a fazê-la. As crianças possuem diversas razões para brincar, sendo uma delas o próprio prazer. Além disso, a brincadeira está ligada também aos aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo.

      Estudos feitos mostram que os meninos tendem a brincar mais com os meninos e as meninas com meninas, os meninos buscam mais brincadeiras sociais se interagindo com o mundo real, já as meninas brincam mais buscando o lado afetivo, deste modo percebemos que a maneira de criar o ambiente para brincar sempre vai de acordo com o sexo. Isso não pode continuar as brincadeiras devem propor condições que favoreçam o convívio de meninos e meninas tornando os sociáveis e capazes de interagir uns com os outros independentes do sexo.

   A brinquedoteca propõe a criança, um mundo de descobertas e esse lugar nada mais é que uma porta para esse mundo grandioso e cheio de surpresas. Infelizmente hoje em dia a maioria das crianças nem sabem o que é uma brinquedoteca, algumas já ouviram falar, mas não sabem ao certo para que servem.                                                                                                                      Em uma entrevista feita há poucos dias podemos notar como esse assunto é pouco conhecido até mesmo nas escolas, embora algumas crianças soubessem ou imaginavam como seria a brinquedoteca alguns nem faziam ideia sobre o que eu estava falando, quando perguntei a uma criança o que ela achava que era uma brinquedoteca teve algumas duvidas, mas respondeu ser uma biblioteca de brinquedos e que esse lugar deveria conter brinquedos que prendessem a atenção das crianças. Que tivesse brinquedos educativos e que fosse um lugar onde se aprendia brincando. Mas acrescentou que na sua escola não tinha um lugar reservado para esse fim. Neste mundo moderno vemos a infância ser arrancada de nossas crianças, muitas vezes a própria família coloca tarefas como cursinhos, aula de línguas para que a criança ocupe seu tempo e assim os pais podem trabalhar despreocupados, ou muitas vezes a própria criança precisa deixar até mesmo os estudos para ajudar em casa, precisa trabalha para garantir o alimento de cada dia, mas a consequência disso tudo é o desrespeito com a criança com a vida dela, onde fica a vontade dela e o direito de passar momentos prazerosos na casa de um amiguinho ou ate mesmo na rua jogando bola? Os pais planejam um futuro brilhante para as crianças, e assim acabam vivendo um presente sobrecarregado de coisas que são necessárias sim, mas tudo no seu tempo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com