TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

VERLANE DA SILVA SAMPAIO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR

Maceió

2013

VERLANE DA SILVA SAMPAIO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Reflexão e Pesquisa; Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação; Seminário Iv.

Profs.: Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini.

Maceió

2013

INTRODUÇÃO

A brinquedoteca é o espaço mágico criado para dar oportunidade as crianças e brincar de forma enriquecedora, de mergulharem em seus brinquedos sem adultos atrapalhar. Local ideal para trabalhar o lúdico de forma saudável e prazerosa à criança.

Neste trabalho será relatado a importância do brincar na infância, a definição de brinquedoteca, junto com os pensamentos de alguns autores, havendo também, uma pesquisa em campo, feita com uma criança do ensino infantil, a respeito desse mundo da ludicidade, a brinquedoteca.

BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR

Brincar é o melhor caminho para uma educação integral. Seus benefícios para a criança incluem o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e de valores culturais, bem como a socialização e o convívio familiar. Quando uma criança brinca, ela entra em contato com suas fantasias, desejos e sentimentos, conhece a forma e os limites do próprio corpo e estabelece relações de confiança com o outro. No momento em que está descobrindo o mundo, ao brincar testa suas habilidades e competências, aprende regras de convivência com outras crianças e com os adultos, desenvolve diversas linguagens e formas de expressão e amplia sua visão sobre o ambiente que a cerca. Brincando, brincando, constitui sua identidade sem se basear em um modelo único (às vezes carregado de rótulos e preconceitos), pois, tem a oportunidade de experimentar as situações de maneira diferentes daquelas vividas no mundo “real”. Tudo isso enquanto se diverte.

Enganam-se as pessoas que acham que brincar está relacionado só no pré-escolar, ela deve se entender e perpentuar no ensino fundamental com brincadeiras adequada a faixa etária de idade. O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem. Ele envolve complexos processos de articulação entre o já dado e o novo, entre a experiência, a memória e a imaginação, entre a realidade e a fantasia, sendo marcado como uma forma particular de relação com o mundo, distanciando-se da realidade de vida comum, ainda que nela referenciada. A brincadeira é de fundamnetal importância para o desenvolvimento infantil, na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. O brincar não so requer muitas aprendizagens como também constitui um espaço de aprendizagem.

A brincadeira ocupa um papel decisivo nas relações entre a criança e o adulto. Atividades lúdicas em ambientes protegidos também diminuem a exposição das crianças aos riscos sociais, e as instrumentalizam para reagirem de forma saudável a situações complexas e ameaçadoras. Os cantinhos são interessantes, muito simples e principalmente enriquecedor para estímulos e descobertas. Sala bem decorada e com cantinho preparado pra elas mostrar o quanto eles são importante e a preocupação do bem estar, além de ser bonito e aconchegante. A importância do espaço para a criança brincar é fundamental. Este epaço imprescindível é a Brinquedoteca, lugar que oferece diferentes possibilidades lúdicas.

Ao revisitarmos a história da humanidade, é possível verificar que a primeira brinquedoteca surge em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América. No entanto, a Brinquedoteca teve seu reconhecimento mundial a partir da década de 1960, no século XX, quando se espalhou por toda a Europa, em países como Suécia, Inglaterra, Bélgica e França. Vale destacar que o surgimento da Brinquedoteca fez com que mais teóricos e pesquisadores debruçassem suas investigações sobre o lúdico, assim, em 1976, realizou-se em Londres o primeiro congresso sobre a experiência de se emprestar brinquedos. No Brasil, a primeira expressão lúdica voltada para a Brinquedoteca aconteceu apenas em 1971, quando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com