TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bncc Referencial Pedagogico

Por:   •  5/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 6

Entrevistada a diretora da Escola Rural Municipal Pedro Solek, Suzete Aparecida Carneiro, relatou sua paixão pela escola, pela comunidade que é muito unida.

Escola Rural Municipal Pedro Solek é uma escola do campo porque está inserida no meio rural e tem algumas características que diferem das outras escolas da nossa cidade. Nossos alunos desde cedo são ensinados a colaborar com a limpeza, reciclagem de lixo que eles mesmo produzem. Junto com os professores, os alunos praticam o compartilhamento de experiências familiares como as formas de plantio, a preservação de nascentes d'água, os perigos do uso de agrotóxicos sem orientação nas lavouras considerando o meio ambiente na sua totalidade. Tudo isso é apresentado a eles em forma de projetos que são elaborados pelos professores e equipe pedagógica que fazem com que os alunos participem na organização de suas experiências de aprendizagem, proporcionando-lhes oportunidade de tomar decisões e de acatar suas consequências nas situações ambientais atuais e futuras. Utilizamos diferentes ambientes educativos e uma variedade de métodos para comunicar e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, privilegiando as atividades práticas com as experiências familiares.

Escola Rural Municipal Pedro Solek. Educação Infantil - Ensino Fundamental, fica no bairro Piraí Mirim da cidade de Piraí do Sul, Paraná. Tem como entidade Mantenedora: Governo do Município de Piraí do Sul - Paraná

As origens da Escola no Bairro Piraí Mirim remontam a época de 1947 a 1950 durante a gestão do então Governador do Estado do Paraná Senhor Moysés Lupion quando foi construída uma Casa Escolar no bairro “com uma sala e residência”.

Pela Resolução nº 3494/82 foi autorizada a Escola Rural então denominada “Olavo Bilac”. O Decreto nº 31/83 altera a nomenclatura das escolas municipais e em homenagem à Família Solek recebe o nome de Pedro Solek passando a denominar-se Escola Rural Pedro Solek por força da Resolução nº 2583/83, em homenagem ao antigo morador do bairro, o qual cedeu o terreno para construção da referida escola.

Em 2002 inicia-se a construção de escolas polo com recursos municipais nos bairros de Piraí Mirim, Ressaca e Capinzal com o objetivo de concentrar a demanda escolar de bairros próximos sem o desgaste dos alunos irem para a zona urbana.

Em 10/05/2003 a Escola Rural Municipal Pedro Solek, inaugura suas novas dependências.

A partir do ano de 2012, conforme a Lei nº. 11.274/06 a escola receberá alunos provenientes do Ensino Fundamental de 09 (nove) anos, instituindo-se, então, a Educação Infantil, (Infantil 4/ infantil 5)   e Ensino Fundamental do 1º Ano ao 5º Anos.

NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO OFERTADOS

  • Educação Infantil - INFANTIL 4 / INFANTIL 5
  • Ensino Fundamental Anos Iniciais, 1º aos 5º anos.




O contexto atual, no Brasil e no mundo, é marcado por um momento de transformações estruturais: globalização, formação de blocos econômicos, neoliberalismo e revolução tecnológica.

Para Dermeval Saviani (1991, p. 120):

É preciso deixar claro, desde logo, que os problemas educacionais não podem ser compreendidos a não ser na medida em que são referidos ao contexto em que se situam. Educação será entendida, aqui, como um processo que se caracteriza por uma atividade mediadora no seio da prática social global. Tem-se, pois, como premissa básica que a educação está sempre referida a uma sociedade concreta, historicamente situada. Como atividade mediadora, a educação se situa em face das demais manifestações sociais em termos de ação recíproca. A fim de determinar o tipo de ação exercida pela educação sobre diferentes setores da sociedade.

Algumas das questões que aparecem em decorrência disso são a exclusão social, o desemprego e o aumento da miséria. Essas consequências incidem tanto sobre a cultura como sobre a educação, que passa a ser oferecida como uma mercadoria e a escola como uma empresa à qual se paga pela obtenção de um serviço geral e polivalente visando a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho. Essa ideia de preparação para o mercado, obviamente, está voltada muito mais ao campo técnico do que propriamente o humano.

No entanto, mesmo estando a educação nesse contexto sócio-político, a escola continua sendo um espaço com grande potencial de reflexão crítica da realidade, devendo interagir com ela, a fim de transformá-la.

Partindo dessa premissa, no Estado do Paraná, a partir do ano de 2003, a Escola Pública começou a ser replanejada, contrapondo-se aos princípios neoliberais.

Nessa proposta a escola traz uma luz diferenciada para a prática pedagógica, sustentada sob uma intensa discussão de concepções que permeiam a organização do trabalho educativo na escola, além das reflexões sobre a ação docente, concretizadas por meio de um processo de formação continuada, na crença do professor como sujeito epistêmico e da implantação de programas na escola, com base na definição de políticas públicas para a educação.

A Escola Rural Municipal Pedro Solek está inserida no Bairro de Piraí Mirim que se localiza a quinze quilômetros da zona urbana do município.

O Bairro de Piraí Mirim possui iluminação pública, escola, posto de saúde organizações comunitárias, abastecimento de água por fonte natural (Rio Piraí Mirim), poços artesianos, mercearia, bares, Igreja Católica onde se celebram cultos semanalmente. Anualmente realiza-se a Festa do Divino Espírito Santo padroeiro do bairro e a Festa do Colono que são conhecida em toda a região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com