TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bourdie resenha

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

1) Os autores afirmam que o processo de socialização pode ser analisado tanto a partir de uma visão policialesca, quanto de uma visão mais simpática. Explique a diferença entre estas duas perspectivas.

R: Na visão policialesca a socialização é vista principalmente como uma série de controles exercidos de fora e apoiada por algum sistema de recompensas e castigos. 

Na visão mais simpática a socialização passa a ser considerada um processo de iniciação por meio do qual a criança pode desenvolver-se e expandir-se a fim de ingressar num mundo que está ao seu alcance. Sob este ponto de vista a socialização constitui parte essencial do processo de humanização integral e plena realização do potencial do indivíduo.

2) Explique a relação que os autores estabelecem entre os conceitos de linguagem, pensamento e reflexão.

R) Ao apaderar-se da linguagem, a criança aprende a transmitir e reter certos significados socialmente reconhecidos. Adquire a capacidade de pensar abstratamente e a capacidade de refletir.

3) A partir do conceito de outro significativo, explique a frase: é só através dos outros que podemos descobrir a nós mesmos

R) Cada um revela um pouco de si mesmo a partir do que identifica no outro. Isso porque projetamos no outro aquilo que está em nós mesmos. Cada indivíduo tem uma visão única de mundo, formada ao longo da vida em função de sua educação e suas experiências, que influenciam o modo de perceber as pessoas.

4) O que significam os conceitos do eu e do me para a compreensão do processo de socialização?

R) A criança adquire a capacidade de falar de si mesma. O EU e o ME  são precisamente os parceiros desse tipo de conversação. O EU representa a consciência espontânea ininterrupta da individualidade que todos temos. Já o ME representa a parte da individualidade que foi configurada ou moldada pela sociedade.

5) Qual a implicação da cultura de massa na caracterização do processo de socialização contemporâneo?

R) O fenômeno da cultura de massa, responsável pela circulação de informações, favorecido pela fragilidade das instituições tradicionais de educação, constrói um ambiente favorável à difusão de valores e padrões de conduta diversificados e por vezes heterogêneos. Nesse contexto, aponta para uma nova arquitetura das relações sociais, em que as ações educativas não se realizam apenas nos espaços institucionais tradicionais. Ao contrário, essa nova configuração cultural alerta para outras modalidades educativas, circunstanciando a particularidade do processo de socialização na contemporaneidade. E é nesse quadro que a nova ordem cultural impõe um impacto ao processo de construção da identidade e da subjetividade do indivíduo nas formações sociais atuais. Ao dar ênfase ao caráter massivo da difusão da informação, com enfoque na ampla difusão dos bens culturais, e ao considerar a reestruturação das instâncias tradicionais da educação, chama a atenção o fato de que a pluralidade e a heterogeneidade das informações em circulação contribuem para o surgimento de uma nova percepção do indivíduo sobre si e sobre os grupos que o rodeiam; contribuem para o surgimento de novas formas de interação social, novas formas de aproximação e/ou afastamento entre os indivíduos e grupos, e oferecem condições de ampliar e diversificar o conhecimento do indivíduo sobre o mundo, aumentando suas predisposições e/ou disposições interpretativas e reflexivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com