TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincar para aprender

Por:   •  22/11/2015  •  Dissertação  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Brincar para aprender

A alfabetização é a fase em que se inicia o processo de formação intelectual e pessoal da criança. O professor deve se dinâmico. Deste modo, terá mais facilidade em trabalhar com lúdico, instrumento que serve para estimular o ensinar e o aprender.

O lúdico é o meio facilitador da alfabetização, pois a criança que tem uma infância bem estruturada adquire segurança de si própria. A alfabetização, com base nas atividades lúdicas, é muito prazerosa, tanto para o professor como para a criança e facilitam o progresso de sua personalidade integral.

Brincar possibilita a criança vivenciar experiências, permite que ela crie formas de expressão, hipóteses a respeito da vida, socialização entre várias crianças e compartilhamento de experiências vividas.

O professor deve ter objetivos pedagógicos que norteiam o uso das atividades lúdicas no processo da alfabetização. Cabe ao professor focalizar a cada momento com estratégicas específicas, de acordo com cada turma. Precisa muito mais de uma atitude do educador: educar os educandos provocando uma mudança cognitiva e, principalmente efetiva para que interage em sala de aula. Podemos acompanhar um estágio de um desenvolvimento de uma criança para o outro, através das brincadeiras que ela realiza, uma vez que o brincar emerge de uma necessidade infantil.

Durante aos jogos e brincadeiras, as crianças interagem com outras pessoas, organizam seus pensamentos, tomam decisões, desenvolvem pensamentos abstratos e criam maneiras diversificadas de jogar, brincar e produzir conhecimentos.

O educador deve despertar a curiosidade da criança com os desafios do mundo, viagens pela imaginação, moldar e dar forma aos diferentes elementos que podem ser transformados em brinquedos.

O jogo do “bingo dos sons iniciais”, é um exemplo interessante, ao jogar as crianças passam a compreender que as palavras são compostas de sons equivalentes e sílabas que e que sons podem se repetir em palavras diferentes. E que para escrever precisamos centrar a atenção nos segmentos sonoros. E as cartelas não só apresentam as figuras, mas as palavras correspondentes a elas. As crianças desenvolvem uma consciência fonológica.

É imprescindível, que o professor seja consciente do quanto a brincadeira é importante na alfabetização das crianças e trabalhe em sua sala de aula com esses jogos, contribuindo assim, para que tenhamos crianças alfabetizada mais cedo e já preparadas para o mundo ao seu redor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com