TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca Ludico na Educação Infantil

Por:   •  16/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

ANEXO A

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

Disciplina:

Educação Inclusiva

Data:

21/10/2021

Tema Escolhido com justificativa:

O tema escolhido é A Arte de Contar História na Educação Infantil, e tem por finalidade mostrar a importância da contação de histórias para desenvolver a criatividade e imaginação da criança.

Atividades que serão desenvolvidas:

Contação de histórias, desenho.

Tempo necessário:

50 minutos

Material Utilizado:

Livros, folha A4 e lápis de cor

Expectativas em relação às atividades (objetivos):

Essa atividade tem como objetivo desenvolver o interesse da criança pela leitura proporcionando assim cultura, conhecimento, princípios, valores, educação e ética.

Quantidade de alunos e faixa etária:

1 aluna de 3 anos.

A atividade proposta é explorar e incentivar a imaginação, com o auxílio da implantação da leitura na vida da criança.

Com as contações de histórias as crianças começam a se familiarizar, ajudando assim  no hábito da leitura. Isso vai se tornar cada vez
mais importante na vida social e pessoal da criança, visto que para entender
textos, situações e conversas de forma correta é necessário possuir uma boa
interpretação.
 A leitura aumenta o poder de construção e memória, estimulando o raciocínio lógico e potencializa o ritmo de aprendizagem, pois ao imaginar o que está sendo contado a criança memoriza com facilidade as atividades propostas.

Referências utilizadas: ENTRE VOZES E SILÊNCIO, A ARTE DE CONTAR HISTÓRIA EM UM
PROJETO DE EXTENSÃO DA UFMS: BRINQUEDOTECA ABERTA. Unirv, 2017. Disponível em: <https://www.unirv.edu.br/conteudos/fckfiles/files/ENTRE%20VOZES%20E%20SIL%C3%8ANCIO,%20A%20ARTE%20DE%20CONTAR%20HIST%C3%93RIA%20EM%20UM%20PROJETO%20DE%20EXTENS%C3%83O%20DA%20UFMS%20BRINQUEDOTECA%20ABERTA.pdf>. Acesso em: 21, outubro e 2021.

ANEXO B

RELATÓRIO DA ATIVIDADE

Acadêmico:  Lilian Samara Rincon                                       Turma:            9147FLC                   Matrícula: 3232710

Disciplina: Educação Inclusiva

A data da aplicação e/ou observação: 21/10/2021

O tema escolhido: Contação de Historias na Educação Infantil

A relação entre os conceitos vistos na teoria (roteiro da Atividade) com a prática (Desenvolvimento/Socialização): Esta atividade consiste em apresentar a leitura para a aluna, com a intenção de estimular a imaginação e a criatividade, onde a mesma, ficou atenta ouvindo e fazendo perguntas sobre o assunto abordado.

Se os objetivos os foram alcançados (justificando a resposta): Após o término da atividade foi visível a alegria e a curiosidade da aluna, onde a mesma demostrou através de desenho tudo o que ela entendeu sobre a história.

E considerações finais: aspectos positivos e negativos da prática: E a última parte da atividade foi concluída com arte. Visto que a arte é uma importante ferramenta para que a criança faça uma leitura da realidade da forma como ela enxerga o mundo. Foi preparado uma folha com lápis de cor, para que a aluna desenhasse o que mais lhe chamou a atenção na leitura apresentada, e neste momento foi desenhado o mar e animais marinhos, conforme sua interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com