TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludico na Infantil

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

EDUVIGES ASSUNÇÃO CONSTANTINO

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

PRAIA GRANDE

 MAIO DE 2014


EDUVIGES ASSUNÇÃO CONSTANTINO

[pic 5]

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto De Pesquisa apresentado ao curso de Metodologia Cientifica do Curso de Pedagogia da Universidade de Santo Amaro, orientado pela Professora Tatiana da Silva Calsavara

[pic 6][pic 7]


FICHA CATALOGRÁFICA

[pic 8]


TEMA

 

O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA

A brincadeira é algo inerente na criança, é a sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que a cerca. É importante compreendermos a forma de aprendizado infantil. É o mundo da fantasia, da imaginação, dos jogos e brincadeira. Através dele ocorrem experiências inteligentes e reflexivas. A descoberta de si mesmo e do outro.

Segundo Platão: “você aprende mais sobre uma pessoa em hora de brincadeira do que a vida inteira de conversação”

Segundo Piaget, os métodos de educação das crianças exigem que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as atividades intelectuais que sem isso permanecem exteriores à inteligência infantil.

Portanto, é de relevante importância que os professores tenham como ponto de partida para seu ensino a compreensão do mundo interno infantil, aprofundando-se e utilizando a Educação Lúdica

A Educação Lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial. Aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações com o pensamento coletivo.


OBJETIVO

Iluminar um pouco mais a didática de estudo, chamando atenção para que o ensinar poderá ser feito de uma forma prazerosa, no espaço onde a criança se sinta feliz, e nada melhor para fazer uma criança feliz do que o brinquedo.


PROBLEMA DE PESQUISA

Como será considerado por educadores que adotam a linha conservadora o Ensino Lúdico? Teriam resistência ou dificuldade em utilizá-lo?

Ficará claro que a criança poderá aprender divertindo-se,Facilitando a aprendizagem na sala de aula. Desmistificando o Ensino Lúdico e valorizando os jogos no aprendizado?


HIPÓTESES PRELIMINARES

Demonstrar como os brinquedos e jogos são importantes para o desenvolvimento da criança e a forma que acrescenta no seu aprendizado.

Lembrando, que desde dos remotos tempos já existiam os jogos na sociedade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com