TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO A PSICOMOTRICIDADE PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  25/2/2016  •  Monografia  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  1.343 Visualizações

Página 1 de 4



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

OBJETIVO        

METODOLOGIA        

CAPITULO 1        

HISTORIA DA PSICOMOTRICIDADE        

REFERÊNCIAS        


COMO A PSICOMOTRICIDADE PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

INTRODUÇÃO

A escolha desse tema foi baseada na observação realizada nos estágios, onde tivemos contato com crianças no início do processo de alfabetização. O processo de ensino aprendizagem, alfabetização é um período onde as crianças encontram grandes dificuldades pois envolve várias habilidades, inclusive a motora.

A criança na fase pré-escola antes de iniciaro processo de alfabetização tem que ter adquirido habilidade que irão permitir uma maior facilidade no processo da escrita e leitura.

A psicomotricidade é uma ciência que vai ajudar no desenvolvimento psicomotor da criança, onde é fundamental ser trabalhado na educação infantil para evitar dificuldades no aprendizado futuramente. Parece essencial reconhecer na imagem do corpo um duplo aspecto encara-lo como conteúdo e como estrutura.

A educação psicomotora pode ser vista como preventiva, na medida em que da condição à criança de se desenvolver melhor em seu ambiente. É vista também como reeducativa quando trata de indivíduos que apresentam desde o mais leve retardo motor até problemas mais sérios. Para Fonseca (1988), “é um meio de imprevisíveis recursos para combater a inadaptação escolar”

A estrutura da educação psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem, pois o desenvolvimento da mesma sempre evolui do geral para o especifico e muitas crianças encontram dificuldades na vida escolar pelo simples fato de não ter desenvolvido suas habilidades em nível do desenvolvimento psicomotor (LE BOULCH, 1988)

Sendo assim nos questionamos como a psicomotricidade pode influenciar no processo de alfabetização? O professor tem formação e conhecimento necessário para trabalhar com a psicomotricidade?

Através de várias pesquisas, teóricos do assunto acreditam, que a psicomotricidade influência muito no processo de alfabetização, ela auxilia e capacita  o aluno para uma melhor assimilação das aprendizagens escolares. Assim, buscou-se trazer seus recursos para a sala de aula, na modalidade da educação psicomotora.

Em alguns casos a dificuldade de aprendizagem poderia ser solucionada dentro da sala de aula, ao invés de encaminhar estes alunos para profissionais fora da escola, onde são rotulados como “crianças problemas” ou “preguiçosos”, na realidade isso só acontece pela falta de conhecimento dos professores sobre a psicomotricidade, nos cursos de Pedagogia deveria ser obrigatório pelo menos um semestre direcionado para o assunto.

O professor deve estar atento e consciente da sua responsabilidade como educador e não medir esforços para ajudar no desenvolvimento motor e cognitivo do aluno, portanto é necessário e fundamental que o professor tenha consciência da importância de se trabalhar com a psicomotricidade buscando conhecimento e formação necessária para trabalhar corretamente no desenvolvimento da criança desde a educação infantil.

Durante o processo de ensino-aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade com mais frequência tais como: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora.

Esses elementos auxiliam para um bom desenvolvimento da aprendizagem, sendo que, se a criança tiver um déficit em um deles, poderá ter significativas dificuldades na aquisição da linguagem verbal e escrita, além de direcionamento errado das grafias, trocas e omissão de letras, ordenação de sílabas e palavras, dificuldade no pensamento abstrato e logico entre outros.

Assim, quanto mais cedo abordado no ambiente escolar mais os alunos poderão conhecer-se-melhor, desenvolvendo a maturidade, a consciência e a inteligência apropriada aos seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com