TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Título no Brasil: Somos Todos Diferentes / Como Estrelas na Terra
Título Original: Taare Zameen Par / Stars on Earth
País de Origem: India
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 165 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib: Aamir Khan Productions
Direção: Aamir Khan

                             

UBERABA - MG

2014

“COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL”

O filme conta a história de uma criança de nove anos chamada Ishaan Awasthi que apresenta um sério problema de aprendizagem, não consegue acompanhar os outros meninos da sua sala. Sempre atrasado e disperso, tem dificuldades com simples tarefas no cotidiano. Os pais, o culpam por não conseguir aprender, acreditam ser por que ele não queira. Já repetiu o terceiro ano, e temem que repita novamente por não apresentar sinais de progresso. Sempre com notas baixas e reclamações da escola, o pai decide manda-lo para um colégio interno acreditando ser a única solução para o menino. Ishaan sofre muito com a ida, fica mais calado e deixa de fazer o que mais gostava, pintar. Sofre agressões físicas e verbais dos professores, deixando sua autoestima ainda pior, ele acredita ser um incapaz. Lá se passam alguns dias, até a chegada de um novo professor de artes, Ram Shankar Nikumbh, que percebe o comportamento estranho do garoto.

Ram, decide investigar aquele comportamento, olha seus cadernos, visita sua família e conversa com os pais de Ishaan, que reagem de uma maneira ignorante à sua visita, ele insiste e explica que o filho deles sofre de uma dificuldade de aprendizagem chamada dislexia, que se trata de um distúrbio específico da linguagem de ordem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples, além de ser uma insuficiência no processo fonológico, há uma dificuldade acentuada de processar a informação procedente da linguagem escrita.

Essa descoberta se torna possível por Ram ser um professor que dava aulas em outra escola para crianças com dificuldades, chamada naquela época de crianças anormais. Ele conhece e entende as dificuldades e percebe a dislexia em Ishaan pelos sintomas, que são a inversão de palavras, dificuldades para ler, cópia de forma errada, confusão de letras que têm o som parecido, alteração na sequência das letras, confusão de palavras parecidas, erros na separação de palavras, dificuldade no traçado das letras, falhas na construção gramatical. Muitos professores passaram pela vida escolar do garoto, mas por não entenderem as dificuldades, por falta de preparo ou estudo, Ishaan passou despercebido por todos, e ficou rotulado como um menino burro e desobediente.

A vontade de Ram era tão intensa, que conversou com o diretor da escola que já acreditava que Ishaan não permaneceria ali por muito tempo, pois não tinha progressos, pediu para que deixasse ensinar  Ishaan fora das aulas, mostrou pinturas lindas e envolventes, apresentando o talento nato daquele garotinho de apenas nove anos, argumentando que ignorasse a leitura e a escrita e analisasse sua arte e suas respostas orais, ficando extremamente feliz quando foi autorizado pelo diretor.

Travou a sua luta com amor, foi conquistando Ishaan, ensinando pela maneira que ele mais gostava tintas, cores, desenhos, e assim, ele mostrou um progresso incrível. O pai de Ishaan visitou a escola argumentando que a família tinha se interessado e preocupado com o distúrbio do filho, e que leram muita coisa a respeito, Ram declarou que o que o filho mais necessitava era apoio, amor, carinho, atenção, respeito e incentivo da família, coisas que Ishaan nada teve até ali. Ram organizou um concurso de pintura por todos da escola, onde ele desenhou Ishaan e Ishaan desenhou uma paisagem linda que ganhou o prêmio e revelou seu talento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (745.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com