TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

UTA- Gestão Educacional- Módulo- C Fase I

RIO BRANCO DO SUL 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

.

UTA- Gestão Educacional- Módulo- C Fase I

PORTFÓLIO: RESENHA DO LIVRO

GESTÃO EDUCACIONAL APRESENTADO

À UTA - GESTÃO EDUCACIONAL-MÓDULO-C FASE I

NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

TUTOR LOCAL: ANA PAULA CAVASSIM.

POLO PRESENCIAL: RIO BRANCO DO SUL

RIO BRANCO DO SUL 2015

INTRODUÇÃO

A gestão educacional passa pela democratização da escola sob dois aspectos:

 a) interno - que contempla os processos administrativos, a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos;

 b) externo - ligado à função social da escola, na forma como produz, divulga e socializa o conhecimento.

 A presente resenha pretende trazer um esclarecimento sobre tais aspectos.  Isto permite pensar gestão no sentido de uma articulação consciente entre ações que se realizam no cotidiano da instituição escolar.

 

1 CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR

        Existem diferentes concepções sobre a gestão do trabalho educativo. Serão abordadas as quatro principais concepções como: técnico científica, autogestionária, interpretativa e democrática participativa, de acordo com alguns autores, como Libâneo, Luck entre outros.

1.1 Concepção Técnico-científica

Tipo de administração que tem origem japonesa, focada na participação de seus colaboradores, tendo como resultado, índices altos de produtividade e eficiência nas atividades propostas. Segundo Campos (1989) e Deming (1990) indicaram que a filosofia japonesa propõe melhoras continuamente sem qualquer tipo de desperdício. Suas características principais são: administração participativa, planejamento estratégico, visão sistêmica, prevalência do coletivo, produtividade, flexibilidade, recursos humanos, tecnologia, manutenção, limpeza, arrumação, relação com fornecedores e distribuidores, cultura organizacional.

O grande responsável por desenvolver um processo em busca de melhoras continua baseado em analises das atividades empresariais foi Deming, criador do modelo de gestão da qualidade total. Foi ele quem teve a visão de melhorias da supervisão, do treinamento dos funcionários e ao desenvolvimento de habilidades afim, de dar suporte ao programa, sendo ele um sistema de gerenciamento para mudanças organizacionais.

A gestão com qualidade, quando implantada nas escolas, requer muitas informações para que se possa chegar a uma analise efetiva de resultados.

Esse sistema na escola requer a participação de todos os setores que formam o sistema unificado de informações, fazendo com que haja integração e compatibilidade das ações realizadas por meio de métodos específicos desenvolvidos pela GQT (GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL) .

São de extrema importância o uso dos manuais que orientam o processo de treinamento e os princípios básicos para nortearem as estratégias de ação e os modelos de gestão na GQT nos treinamentos e reuniões.

Para que o atendimento ao cliente seja cada vez melhor, é necessário que cada membro seja responsável pelo seu processo e que cada membro seja responsável pelo seu processo e que todas as pessoas façam o gerenciamento da qualidade por meio do cumprimento das metas estabelecidas.

Para identificar as ações propostas para a área da administração, a GQT utiliza termos específicos. São terminologias que podem ser transpostas para as atividades educacionais desenvolvidas nas escolas, como grade curricular, planejamentos, avaliação e aproveitamento do aluno.

1.1.1 A Pratica da Gestão de Qualidade na Escola

A gestão escolar preocupa-se em satisfazer as pessoas, portanto, em uma instituição cada colaborador deve ter ciência dos objetivos da função em que exerce, afim de atender as expectativas.

Os resultados deverão ser avaliados através dos itens de controle definidos pelo coletivo, desde os índices de faltas, quanto os de desistência, etc. este sistema de gestão na escola pressupõe planejamento e a criação de um processo sistemático e permanente de educação, informação e mudança de atitudes e valores. Desta forma melhora a qualidade aumentada a produtividade, não pelo fato de as pessoas trabalharem mais, mas porque elas passam a ter maior conhecimento sobre suas tarefas, por se envolverem mais e então atingem melhores resultados.

Assim para efetivar a melhoria continua das formas de organização na implantação dessa gestão, faz-se necessário o aperfeiçoamento continuo de todo o sistema escolar.

A gestão escolar proposta pela GQT deve organizar o trabalho educativo a partir da realidade social de cada escola, suprindo as necessidades das pessoas que formam o contexto da escola.

Nesse processo se o aluno obtiver bons resultados de aprendizagem, podemos dizer que houve um aprendizado significativo, contribuindo para elevar o grau de compreensão dos alunos nas diferentes áreas do saberes.

É fundamental que as escolas se organizem construindo a autonomia de gestão para que haja condições de fornecer ao aluno o instrumental necessário para as exigências do trabalho na sociedade atual.

1.2 Concepções Autogestionária e Interpretativa

Vimos que tanto uma quanto a outra visam os princípios de decisões coletivas, ações organizadoras e desenvolver o raciocínio que orienta a concepção da gestão compartilhada.

Ambas comtemplam o processo de evolução nas escolas, focando no planejamento participativo, compartilhando tarefas e estrutura organizacional de relacionamento.

A gestão compartilhada envolve professores, alunos, funcionários e pais de alunos. São eles que mantem a filosofia da instituição, os programas na busca de objetivos comuns e integrados na tomada de decisões para atingir os resultados previstos no planejamento.

Segundo Juarez de Paula (2005), se não houver envolvimento, compromisso e adesão por parte da comunidade, nenhuma politica alcançara êxito. Portanto, os gestores precisam criar estratégias, afim de envolver a comunidade nos processos de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com