TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDOS DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/9/2017  •  Dissertação  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO         4

2.1 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA         ...4

2.2 NATUREZA E SOCIEDADE         ... 5

2.3 MATEMÁTICA         ... 5

3 PROPOSTA............................................................................................................7

4 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho abordaremos temas do Referencia Curricular Nacional para Educação Infantil volume 3, no qual refere-se sobre o conhecimento do mundo, realizaremos uma breve reflexão sobre o ensino da Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática, destacando a importância de incluir o lúdico nesses processos do conhecimento.

Apresentaremos uma proposta prática relacionada ao clássico da literatura infantil Os Três Porquinhos, mostrando como os processos matemáticos podem ser trabalhos de forma integrada e lúdica com os conteúdos de linguagem Oral e Escrita e Natureza e Sociedade, facilitando a aprendizagem de uma forma incentivadora.

                         


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Linguagem Oral e Escrita

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) contempla a Linguagem Oral e Escrita para o desenvolvimento da criança, tendo em vista a sua importância para a formação do individuo e a integração das crianças no desenvolvimento de seu pensamento e construção de seus conhecimentos.

Trabalhar a escrita não é fazer as crianças memorizar o alfabeto, elas precisam compreender de que forma a escrita acontece como uma linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.

O professor precisa saber enfatizar o lúdico como facilitador no processo de alfabetização e na aquisição da leitura e escrita, muitas vezes ás dificuldades só serão superadas quando diminuírem as tensões e os bloqueios com relação ao ato da escrita, o que pode ser conseguidas mediantes as atividades lúdicas, pois a criança da educação infantil precisa desse método de ensino como suporte para suas associações, portanto, o trabalho desenvolvido deve estar ligado aos anseios da criança para que a mesma obtenha bons resultados em sua aprendizagem, o professor deve utilizar de elementos diversos e chamativos, que despertem a curiosidade e que ao mesmo tempo sejam prazerosos.

 Através do lúdico pode-se trabalhar a Linguagem Oral, que é construída por aproximações entre as crianças, como contar histórias e rodas de conversas, ou seja, quanto maior a interação com grupos e amigos, mais desenvolvidos será seu repertório verbal. Para trabalhar á oralidade, deve-se sempre incentivar a conversa com as crianças, que deve ser diária, permitindo que falem, não sendo somente ouvintes, assim elas trabalham a oralidade de forma significativa e participam mais ativamente das aulas, expressando seus pensamentos e opiniões, uma vez que essas atividades estejam relacionadas e tenham significado na vida das crianças.

Trabalhar a Linguagem Oral é permitir as crianças interagirem e manterem relações na sociedade que estão inseridas, quanto mais a oralidade for trabalhada na educação infantil mais essa criança irá se comunicar, tendo facilidade de se expressar no diálogo com um adulto, a assim entender e serem entendidas.

  1.  Natureza e Sociedade

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil inclui os temas relativos ao ensino de ciências naturais no eixo denominado Natureza e Sociedade, que é uma proposta dos campos que envolvem as ciências humanas e naturais.  

O Ensino da Natureza e Sociedade deixa claro que a função da educação infantil é aguçar a curiosidade em todas as áreas e promover atividades significativas de modo que a criança desde pequena enfrente o mundo de forma estimuladora, criativa e crítica.        

No RCNEI, indica que o ensino de ciências deve unir o conhecimento que o aluno carrega consigo, com aquilo que ele possa vir a descobrir com as ciências humanas e naturais, nesta proposta os conteúdos pode ser trabalhados de forma lúdica, através de projetos, jogos, brincadeiras, músicas e histórias.  

É importante que o professor considere o ambiente natural, para que possam interagir com os seres vivos, fenômenos atmosféricos, materiais que causam sensações variadas, instrumentos como lupas, binóculos, tesoura, martelos, além da utilização de revistas, jornais, filmes, fotografias e livros que estimulam a observação indireta da realidade.

2.3 Matemática

Levando–se em conta que as crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante do meio que vivem , tem se falado muito sobre inclusão dos jogos e brinquedos para estimular esse processo de aquisição do conhecimento na área da matemática, pois sabemos que os jogos em grupos estimulam o raciocínio lógico de forma motivadora.

Segundo Piaget “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”.

Os jogos contribuem nas buscas de soluções, desenvolvimento de críticas, criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando não for satisfatório, por isso é importante incluí-lo na aprendizagem de matemática.

O professor não deve esquecer-se de trabalhar com os processos de classificação e seriação, pois são processos fundamentais na capacidade de ordenar, classificar e comparar, e ainda tem um papel fundamental na construção de conhecimento de outras áreas, não só em matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com