TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LUDICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL .

Por:   •  23/10/2017  •  Monografia  •  7.108 Palavras (29 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 29

JÉSSICA FERNANDA DE SOUSA LEMOS

 

O LUDICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Taguatinga, DF

2015

JÉSSICA FERNANDA DE SOUSA LEMOS

        

O LUDICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        

Monografia apresentada à banca examinadora do Centro Universitário Estácio Brasília, como exigência parcial para a obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob orientação da Profª MSc. Denise de Sá Andrade Campos

Taguatinga, DF

2015


JÉSSICA FERNANDA DE SOUSA LEMOS

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

.

        

        

Monografia aprovada como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio Brasília. Banca examinadora:

Taguatinga, DF, 23 de junho de 2015.

ProfªMSc Denise de Sá Andrade Campos (Orientadora)

Centro Universitário Estácio Brasília

Presidenta

Profª Dra Nome Completo da Professora

Centro Universitário Estácio Brasília

1ª Examinadora

Prof. MScNome Completo do Professor

Centro Universitário Estácio Brasília

2º Examinador

AGRADECIMENTOS

 Agradeço primeiramente a Deus, por ter me dado forças, e saúde para que eu pudesse realizar este trabalho. 

A minha querida mãe que é minha amiga, conselheira e companheira, que sempre  esteve, e esta ao meu lado em todos os momentos de minha vida, sempre acreditando em mim, e me apoiando a todas as minhas tomadas de decisões.

 Aos professores que acompanharam a minha formação acadêmica.

E não deixando de agradecer também a minha querida orientadora Denise, que nos preparou com muita dedicação e paciência.

“A respeito das atividades de repetição e fixação, como aparecem nos manuais, as crianças são ensinadas e aprendem bem. Tão bem que se tornam incapazes de pensar coisas diferentes. Tornam-se ecos das coisas ensinadas e aprendidas. Tornam – se incapazes de dizer o diferente. Se existe uma forma certa de pensar e fazer as coisas, porque se dar ao trabalho de se meter por caminhos não explorados? Basta repetir aquilo que a tradição sedimentou… o saber sedimentado nas poupas dos riscos da aventura de pensar.”

(RUBEM ALVES)

RESUMO

No decorrer deste trabalho monográfico de caráter descritivo para a obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia. Objetiva-se com esse estudo, mostrar como o professor tem utilizado as estratégias lúdicas para favorecer a construção do conhecimento da criança da pré-escola do Centro de Educação Infantil 210 localizado na Cidade- satélite de Samambaia- DF.

 “O lúdico como instrumento de construção do conhecimento na Educação infantil” tema do trabalho, surgiu no momento do estagio, onde observei o quanto às crianças compreendiam melhor o que lhes eram ensinados, quando os professores faziam uso das atividades lúdicas na aprendizagem.

O que será abordado nesse trabalho é de grande importância para toda comunidade escolar. Ele fornecerá informações que contribuirão no desenvolvimento da criança, pois o lúdico é considerado um instrumento importante no processo de ensino- aprendizagem.

Nesse trabalho conceituaremos o Lúdico e seu histórico, buscando sua influência na aprendizagem e na escola, mostrando como o professor se comporta nessa perspectiva.

Também será tratado no segundo capitulo, o histórico da Educação Infantil, os pilares da educação infantil relacionando com Referencial Curricular da Educação Infantil. Em todo o trabalho foi considerada a opinião e a fundamentação teórica de vários autores, como Kishimoto, Jean Piaget, Brotto, Vigotsky dentre outros que citam a importância do Lúdico na Educação Infantil.

Também foi realizado um questionário com 10 docentes que trabalham no local da pesquisa. Onde foi possível coletar dados que serviram para fazer a conclusão da pesquisa aqui apresentada.

Mostrando que o lúdico exerce uma função relevante na construção do conhecimento da criança.

Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Lúdico.

                                                                

ABSTRACT

Throughout this monograph descriptive character to the degree of Full Degree in Education. Objective with this study, show how the teacher has used the playful strategies to favor the construction of pre-school children's knowledge of the Early Childhood Center 210 located in the City- satellite Samambaia- DF.

 "The playful as knowledge-building tool in child education" theme work, came at the stage where I observed how children understand better what they were taught when teachers made use of play activities in learning.

What will be covered in this work is of great importance for the whole school community. It will provide information that will help in the development of the child, because the playful is considered an important tool in the teaching-learning process.

In this work we conceptualize the Playful and its history, seeking their influence on learning and school, showing how the teacher behaves in this perspective.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.9 Kb)   pdf (330.7 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com