TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

Este não é um fórum avaliativo, no entanto, sua participação no mesmo possibilitará a execução da ATD 1.

Vamos começar nossa discussão recordando as escolas em que cada um de nós estudou. Para tanto, vamos desenvolver este fórum em duas grandes etapas. A primeira etapa deve-se desenvolver entre os dias 24 e 26/ 02 , e a segunda etapa, entre os dias 27/02 e 29/02.

Na primeira etapa, entre os dias 24 e 26/ 02 , vocês vão tentar lembrar de sua primeira escola. Como era ela? O que vocês encontravam em suas escolas, ao chegarem para o primeiro dia de aula? Como eram recebidas e recebidos?

Tendo postado esta impressões, consultem a Aula 01. Em seguida, retorne ao Fórum procurando por um colega que tenha uma experiência parecida com a sua. Você vai analisar esta primeira postagem de um colega, verificando se a escola que ele frequentou preparou-se para receber os alunos como deveria. Escreva para este colega um breve comentário sobre o assunto. Observe principalmente as histórias dos alunos que se sentiram bem acolhidos.

Dando continuidade à discussão, vamos passar a conversar sobre os gestores. Como vocês próprios têm observado, precisamos de gestores entusiasmados, e, principalmente preparados. Preparar-se quer dizer ter conhecimento, para interferir com sabedoria, visando a resultados objetivos. Só criticar, realmente não leva a nada. É preciso propor. Por isso, na segunda etapa deste Fórum, entre os dias 27/02 e 29/02, vocês terão a oportunidade de elaborar uma pequena proposta.

Conforme todos sabemos, quando os pais enviam seus filhos à escola, e quando os alunos vão à escola, é natural que tenham uma expectativa de que lá obterão o que não obteriam em outro lugar. Cabe à escola incluir em seu currículo atividades que ampliem os horizontes, descortinando e oferecendo subsídios para a interpretação da realidade. A comunidade espera ser atendida, não só pela repetição do que já conhece, mas pelo acréscimo de novos conhecimentos que tornem possível a sua emancipação. Assim, inicialmente, você deverá contar uma experiência ocorrida nas escolas que você conheceu, de alguma atividade repetitiva que nada acrescentou ao conhecimento dos alunos ou da comunidade. Estas escolas podem ser escolas em que vocês, seus familiares ou amigos estudaram. Podem ser escolas em que você já atuou profissionalmente ou como estagiário(a).

Relatar este caso é um passo importante para realizar a ATD 1. O passo seguinte é escolher um desses casos postados para propor uma intervenção junto ao professor responsável pelo caso, para que ele possa transformar a atividade sem significado em atividade significativa para o aluno. Você deve procurar fundamentar suas colocações nas Aulas texto de 14 a 22.

Para finalizar sua participação neste Fórum, você deverá realizar uma pequena avaliação dessa atividade e de sua participação nela. Sugiro que faça isso no dia 01 /03.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com