TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citação Indireta - Tempo e espaço na Educação Infantil

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.396 Visualizações

Página 1 de 2

O que existe debaixo da cama

        Segundo Almeida e Juliasz (2014) as principais ideias e imagens que as crianças concebem em relação ao tempo e o espaço estão diretamente ligadas aos referenciais internos e externos, bem como: linguagem corporal a partir da fala dos adultos, gestos e comportamentos que levam a criança imitá-los, manipulação de objetos como ponto inicial de localização e situações climáticas que demonstram dia, noite, sol, chuva que representa horários, onde as crianças por assimilação, sabem diferenciar os eixos (em cima/embaixo,  laterais, superior e inferior).

        A criança absorve em seu cotidiano todas as informações necessárias para seu aprendizado e as colocam em prática mediante a experimentos.

        Nestes experimentos, ela os internaliza, o que facilita sua organização espacial e temporal em seu grupo social.

            Presupõe que a nomeação dos objetos, mídia, sistema solar e tudo que está ao seu redor, são elementos facilitadores para mediar o conhecimento e desenvolvimento em sua constante transformação.

                                                  Os referenciais podem ser objetivos ou subjetivos, os primeiros independem da posição do sujeito, sendo absoluto como é o caso do eixo acima/abaixo, pois todos os objetos possuem uma parte superior e outra inferior. Esse par de referenciais é estabelecido, a nosso ver, em função da Terra, que embora seja um esfeóide, é percebida como uma superfície , em relação à qual se estabelece o eixo (acima/abaixo). Em função desse eixo, os objetos e seres que existem no planeta apresentam um lado superior e outro inferior. A sua superfície terrestre tem como limite o plano horizonte, este, no plano bidimensional do espaço gráfico, sugere um traçado de linha base (ALMEIDA ; JULIASZ, 2014, p.71).

        REFERÊNCIAS

ALMEIDA, R.D. Espaço e Tempo na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com