TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como estrela na terra toda criança e especial

Por:   •  27/11/2015  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 3

SOMOS todos diferentes, como estrelas na terra. Produção de Aamir Khan Productions. Índia: 165 min, Drama, 2008.

TOSTA, Cíntia Gomidi et al. Criança e desenvolvimento II/ Necessidades educativas e educação inclusiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. 271-311, 2010.

Ser Diferente é Diferente!?

Júnia Verteiro¹

UNIUBE – Universidade de Uberaba/MG

juniaverteiro23@gmail.com

O trabalho apresenta as relações entre o filme Como estrela na terra, toda criança é especial e o capítulo 07 do livro Criança e desenvolvimento, Volume 2 (Necessidades educativas infantis). O relacionamento das obras retratam um ponto em comum reconhecido nas instituições escolares e que ainda representa um assunto polêmico, a inclusão dos diferentes perfis de aluno no contexto escolar-educacional.

Enfatizando inicialmente, a função da escola é adotar a responsabilidade de promover a democratização do acesso á conteúdos culturais e do desenrolar do desenvolvimento da sua equipe em geral.

O filme dirigido por Aamir Khan, lançado em 2008, apresenta a história de uma criança estudante de uma escola normal em seus anos iniciais, porém o menino destacado sofre de uma dislexia e por isso não consegue acompanhar a turma, o que gera constantes reclamações. O pai da criança é convocado para uma conversa, e devido às reclamações, o próprio resolve colocar o filho em um internato.

É perceptível que diversas culturas adotaram a internação de crianças “especiais” como uma possível solução, pensando que assim as mesmas poderiam se desenvolver para uma possível inserção na sociedade. Como o pai de Ishaan que considerou o filho incapaz de se desenvolver em um espaço normal e igualitário para a sua faixa etária.

A criança se desconheceu no lugar o qual foi inserida, adotando características desmotivadas, sem vontade de aprender, sente saudades e vontade de estar no ambiente familiar, enfim não sabe viver como uma criança.

Tudo se transformou com a chegada de um novo professor Ram Shankar , pois ele tinha o potencial e a preparação necessária para motivar todos os seus alunos, principalmente Ishaan que começou a reconhecer as aulas como um momento divertido e de grandes aprendizagens. O professor utilizava em sua metodologia de aula, criatividade, habilidade e gosto em transmitir realmente algo produtivo, além de possuir conhecimentos advindos de outras situações semelhantes.

Ao entrar em contato com Ishaan o professor identificou que o menino sofria de dislexia e resolve apoiá-lo, o mesmo ensinou o menino a ler e escrever em horários extras, o que faz o menino ser sentir motivado e a se empenhar cada vez mais nos estudos, com resultados cada vez mais positivos.

O filme retrata o papel importante do professor nos processos educacionais da criança que merece um nível maior de atenção e respeito. Abordando o tema da inclusão, principio que contribui para a construção da base da integração e sustenta o propósito de que as crianças com características deficientes devem ser educadas em ambientes e com pessoas normais. Já o princípio da integração e inclusão refere-se o modo de como os alunos serão adotados e aceitos no espaço de ensino, aspectos esses que não devem ser deixados de lado e sim praticados por toda a equipe escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com