TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como estrela na terra toda criança é especial

Por:   •  9/9/2015  •  Resenha  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA- MG

UNIDADE – CARIACICA – ES

MARIA ROMENIA DAS CHAGAS VIANA

RESENHA DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL”.

Cariacica – ES

2015

Como Estrela na Terra toda Criança é especial

Um filme interessante dirigido por Aamir Khan com o título original “Taare Zameen Par – Every Child is Special”, lançado em 2007. O filme traz uma história que se passa na Índia e conta a história de um menino chamado Ishaan Awasthi. Esse menino sofre de dislexia, estuda em uma escola comum e repetiu a terceira série e terá a possibilidade de repetir de novo. O menino tem apenas nove anos, não consegue acompanhar a turma e, mesmo com seus problemas, o garoto apresenta ser uma criança saldável que gosta de brincar. As pessoas a sua volta, incluído seu pai, não conseguem perceber um problema quase aparente, um distúrbio de aprendizagem onde até mesmo as letras, dançam em sua frente. Assim a criança sofre com os professores despreparados para reconhecer esses tipos de problemas, com os colegas que se acham muito qualificados e com a agressividade do pai, a pessoa que deveria conhecer seus problemas por instinto.

O pai, depois de ser chamado pela diretora para conversar, decide colocar seu filho em um internato mediante a tantas reclamações não compreendidas. O menino sem compreender as atitudes de seu pai, sofre, e passa achar que foi excluído ou esquecido da família por ter dificuldades em aprender, entender e compreender as coisas e sendo assim, acha essa atitude um castigo bem doloso. Ishaan sente falta de sua Família e quer voltar para casa, pois o internato mantém um regimento muito disciplinar e exige o cumprimento de todas as regras.

Para deixar claro o preparo dos professores no curso em que fazemos, o filme trouxe a presença do professor Ram Shankar Nikumbh, que substituiu o professor de artes. Acreditando em seus alunos, o novo professor passou a observar com delicadeza o aluno com problemas de desenvolvimento escolar. Acreditando nas diferenças de cada um, usou uma estratégia divertida em sala de aula trazendo a atenção das crianças para o ensinamento e trazendo muitos resultados positivos. O professor Ram, se tornou amigo de Ishaan, foi até a casa do aluno para conversar com seus pais e fazer com que a solução do problema fosse compartilhada. O professor já conhecia o problema pois, já havia trabalhado com crianças que apresentavam esse tipo de dificuldade pela necessidades especiais. O professor com uma dedicação especial, ensinou o garoto a ler e a escrever dando também, reforços fora do horário escolar.

Ishaan, agora se torna um garoto motivado, se sente confiante, e não quer mais parar de estudar, isso deixa todos ao seu redor, satisfeitos com os resultados positivos.

Dentro desse período, pudemos conhecer e estudar o projeto de inclusão, onde podemos ver que todos tem o direito à educação. As necessidades educativas estão presentes em todas as comunidades e necessitam de professores preparados para atender a cada caso com o meio necessário.

O filme foi realmente muito expressivo. Trouxe um modelo encenado do problema que realmente existe e precisa de profissionais preparados e dedicados a se tornarem a própria solução para cada um.

Atividade 1

  1. Por quem a mãe de Marcela foi orientada para lidar com sua filha? Por toda a equipe pedagógica, em especial, a professora.
  2. Como foi essa orientação? Cautelosa e objetiva. Acredito que com um olhar de amor e de acolhimento, a escola se propôs a assegurar os direitos de Marcela que tinha necessidades educativas especiais, mediante modificações e adaptações do ambiente físico e humano, para garantir e facilitar a fruição dos direitos garantidos a ela em lei.
  3. Caso você fosse procurada por uma mãe, como você a orientaria na educação escolar de sua filha? Se eu fosse procurada e seu filho fosse especial, a orientaria e a ajudaria  a procurar os direitos de seu filho dentro das conformidades da lei. A escola para qual o enviaria seria a APAE, pois para mim, ela é a melhor escola com referência para nossos alunos com necessidades educativas especiais.
  4. Na história, Marcela aprende a dançar com o apoio das colegas.  Como será que essa interação aconteceu? Como marcela foi estimulada? Em sua opinião, Marcela apresenta problemas cognitivos, afetivos e sociais? Porque? A interação aconteceu de forma significativa, pois a aceitação integra e a integração interage o educando estimulando a novas aprendizagens. Antes de entrar na escola de dança, sim. Agora não, pois o desenvolvimento cognitivo possibilita adquirir novos conhecimentos e rever os já existentes, organizando, associando conhecimentos, estimulado o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. O desenvolvimento afetivo permite o conhecimento de sim mesmo e do outro. Em relação aos aspectos sociais, aprende-se a respeitar a diferença, os limites do outro e a responsabilidade pela construção em grupo, etc. e isso podemos detectar no final da história.

Atividade 2

Kemilly, 4 anos

  1. Você gostaria de ser a Marcela? Não, mamãe.
  2. Porque? Porque não.
  3. Marcela é uma criança diferente de você? Sim, ela não vê.
  4. Você acha que ela é feliz? Sim.
  5. Como sabe disso? Sabendo, mamãe.
  6. Relate a parte da historia que mostra isso.
  7. Na sua sala existem coleguinhas como a Marcela? Não, mamãe.

Atividade 3

Entrevidta

Local – CMEI ...

Professores entrevistados

1 - ... (professora – 5 anos)

2 - ... (Pedagoga)

  1. Como é a convivência entre as crianças?

R1 – Ótima!

R2 – muito boa, quando há alguma indiferença, os conscientizamos da necessidade e da importância de “ser” e “ter” amigos; ai, tudo volta ao normal.

  1. Quais são os conhecimentos essenciais que devemos ter, aprimorar e buscar para que possamos orientar nossos alunos, pais e comunidades em relação a diversidade e as deficiências de alunos no cotidiano da escola?

R1 – Primeiro, temos que conhecer o amor, depois, as leis que asseguram essas crianças garantindo a elas o direito de igualdade diante da sociedade.

R2 – É importante compreendermos a diversidade como riqueza e não como diferença. A diversidade na escola significa os alunos de diferentes classes sociais, culturas, gêneros, etnias e raças, credos e valores. E quanto aos alunos diferentes, temos que saber respeitá-los como crianças que constroem o seu aprendizado em diferentes formas, ritmos e tempos. É importante também, fazer com que, a nossa equipe esteja sempre preparada para dar o apoio necessário a esses alunos e também a suas famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com