TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criança e Cultura

Por:   •  31/5/2016  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

Livro: Flicts

A escolha do livro Flicts para a realização deste trabalho, se deu forma que fosse um livro que brincasse com a imaginação da criança, tanto quanto a própria criança já brinca com a sua imaginação, então o objetivo da escolha deste livro é permitir levar às crianças uma história que apesar de ter personagens bem definidos, o roteiro que segue o livro é bem livre e permite ao leitor imaginar diversas situações.

A escolha do livro também se deu pelo fato de ser um livro que se permite ser trabalho com crianças bem pequenas, assim como com crianças mais velhas, o que o torna muito interessante. Analisando o livro, podemos encontrar diversos eixos temáticos a serem trabalhados, pensando em exemplos com crianças pequenas, pode-se trabalhar a questão das cores e da mistura as cores. Já com crianças maiores, pode-se trabalhar a questão do preconceito ou do bullying. Vemos dessa forma, que o livro permite uma grande variedade temática.

É muito interessante a forma como o livro aborda a questão das cores como personagens, o que desde a primeira página exige da criança colocar sua imaginação em ação, e a partir dela acompanhar aquela história onde são as cores que vão e voltam, pra lá e pra cá. Sendo o nosso objeto de análise as crianças, esse fato das cores ganharem vida se torna mais interessante pois cada criança vai dar vida às cores de uma forma distinta.

Outro aspecto interessante de se trabalhar com este livro é a questão do desconhecido, ou seja, para as crianças descobrir o que é o “Flicts” se torna uma questão muito importante, na qual o livro gira em torno. Ao realizar uma roda de leitura para crianças, foi adotado o livro Flicts, e aos poucos se foi lendo o livro para as crianças. Entre algumas pausas durante a leitura do livro foram realizadas algumas perguntas para as crianças, dentre as quais estavam:

- Como era a vida de Flicts antes de ser descoberta?

- Vocês acham que ela tem idade? Se sim, quanto anos?

- Será que ela tem sua história só em um livro? Ou virou teatro? Será?!

- Será que virou música?

- E brinquedo, sera que ela virou brinquedo?

Então a partir das respostas delas foi possível notar como a imaginação das crianças é um caminho sem fim, que as leva a lugares e a respostas que a imaginação dos adultos já não os permite mais chegar. O aspecto que mais marcou nas respostas das crianças foi o exagero nas respostas, como por exemplo na pergunta “ Vocês acham que ela tem idade? Se sim, quanto anos?”, as respostas iam desde “não tem idade” até “sim! Tem 532 anos”. Então o exagero, o atravessar os limites é algo muito presente nas crianças, além de ser algo normal para elas, pois na cabeça das crianças é completamente possível que um cor tenha idade, ou melhor, que uma cor tenha 532 anos. A exageração torna a vida da criança mais livre e mais cheia de possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com