TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EA

Por:   •  19/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EA

AD1 – 2016.2

Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Coordenador (a): Ana Lucia Gomes

Aluno(a): ANA CAROLINA CARNEIRO FERNANDES

Matrícula: 16212080116 Polo: SÃO PEDRO DA ALDEIA - SPE

Questão 01: (Valor: 2,0)

Explique qual é o objeto de estudo da psicologia e como ele é explicado pelas concepções psicológicas de base psico-filósofica, ambientalista e interacionista.

O objeto de estudo da Psicologia é o homem. Este se encontra em constante mudança e por esse motivo, busca-se aprofundar os estudos sobre esse ser histórico e social. Com base nas concepções psicológicas, para o ambientalismo, a construção do conhecimento é influenciado pelo ambiente. A relação do homem com os estímulos presentes no meio é que formam o conhecimento. E para o Interacionismo, o conhecimento é construído na relação do homem com o meio. Ele regeita a ideia de que o conhecimento é inato, mas sim construído através da interação.

Questão 02: (Valor: 2,0)

Qual era o objetivo da Psicologia, enquanto área geral, ao criar a subárea Psicologia da Educação?

A psicologia geral era responsável por aprofundar os conhecimentos nas diferenças individuais, explicar as dificuldades de aprendizagem e buscar métodos educacionais que garantissem o sucesso dos alunos na escola. Porém a Psicologia não foi capaz de resolver os grandes problemas da educacão. Era preciso uma psicologia voltada totalmente para o aspecto educacional e foi através dos avanços teóricos da psicologia e educação, que o conhecimento psicológico foi aplicado ao campo da educacão construindo a subárea Psicologia da Educação. Essa por sua vez, teria como objetivo contribuir para a área da Educação, provendo explicações, descrições e previsões sobre determinados padrões de comportamento vinculados ao contexto educacional.

Questão 03: (Valor: 2,0)

 Modificação de um padrão comportamental;

 Aquisição de nova forma de pensar/ser/agir;

 Desenvolvimento de habilidades;

 Construção de estruturas cognitivas.

Esses são alguns produtos relacionados ao processo de aprendizagem. Sabe-se que a aprendizagem consiste em um processo complexo, cuja conceituação apresenta uma variedade expressiva. De forma geral, explique o que é aprendizagem?

A aprendizagem é um processo que resulta no ato de aprender. É uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência, adquirindo saberes, conhecimentos, valores, habilidades, etc. A aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com