TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2017.1

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes

Aluno (a): Pierre Bulhões Marques         Matr.:15112080413

Polo:Três Rios                                  

Caro/a Estudante,

Nosso objetivo com a Avaliação a Distância é possibilitar o desenvolvimento das respostas a partir de pesquisas e leituras que possam ser feitas utilizando-se, para isso, o material didático postado em cada aula como obrigatórios e o livro da disciplina como material complementar. Além disso, outros materiais relacionados aos temas podem fazer parte de sua pesquisa e devem ser indicados na elaboração da avaliação. Ao final da resposta de cada questão registre as referências bibliográficas utilizadas, conforme as normas da ABNT.

Sugerimos, mais uma vez, entendê-la como um trabalho de pesquisa.

Bom trabalho!

1ª questão: (valor: até 3,0 pontos)

O artigo “Escolarização de jovens e adultos”, de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro (In: Revista Brasileira de Educação, n. 14, maio-ago2000, p. 108-130) que faz parte do material didático da disciplina, apresenta uma visão panorâmica da educação para pessoas jovens e adultas.

Considere os períodos históricos e caracterize a oferta de escolarização para adolescentes, jovens e adultos em cada um desses períodos.

Resposta:

Década de 1940 -

Na década de 40 que surgiram as primeiras preocupações com a questão da educação de jovens e adultos, ate 1950 mais da metade da população brasileira era analfabeta devido a escassez de oportunidades de acesso a educação, tanto na infância como na vida adulta. Com o final da segunda guerra mundial e do Estado Novo, surge a volta da democracia e vale ressaltar que com ela, também surgem as primeiras políticas publicas nacionais destinadas a instrução de jovens e adultos, podemos destacar de fato, o lançamento da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos – CEAA, que ocorreu em 1947, teve grande influencia, destacando se por criar uma infra estrutura nos estados e municípios para atender a educação de jovens e adultos.

Década de 1950/1960 –

Podemos citar, mas sem grande relevância outras duas campanhas organizadas pelo Ministério da Educação e Cultura, a Campanha Nacional de Educação Rural em 1952 e a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo em 1958.

Apesar de todas essas campanhas, de acordo com os dados do Anuário Estatístico do Brasil de 1963, dava como resultado que 39.4% da população a partir de 15 anos era analfabeta.

Apesar disso, os primeiros anos da decada de 60, ate 1964, quando o golpe militar aconteceu, se caracterizaram por ser um momento especial para a educação de jovens e adultos.

Podemos citar vários acontecimento, campanhas e programas em relação com a educação de jovens e adultos entre os anos de 1959 e 1964, entre eles : o Movimento de Educação de Base, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, estabelecido em 1961, com o patrocínio do governo federal; o Movimento de Cultura Popular do Recife, a partir de 1961; os Centros Populares de Cultura, órgãos culturais da UNE; a Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, da Secretaria Municipal de Educação de Natal; o Movimento de Cultura Popular do Recife; e, finalmente, em 1964, o Programa Nacional de alfabetização do Ministério da Educação e Cultura, que contou a presença do professor Paulo Freire, em sua grande maioria esses programas funcionavam no âmbito do estado ou sob seu patrocínio.

2ª questão: (valor: até 3,0 pontos)

No Brasil Império, por meio do Decreto nº 7247 de 19/04/1879, foi realizada reforma do ensino. Essa reforma buscou, também, atender os adultos analfabetos.

Pesquise esse Decreto e aponte como foi proposto o atendimento a partir desse decreto. Explicite, também, como se organizava esse atendimento.

 

Resposta:

Podemos ver no artigo 8, no 4° parágrafo:

  4º Crear ou auxiliar nas provincias cursos para o ensino primario dos adultos analphabetos;

E ainda no 9° parágrafo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com