TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Por:   •  31/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO PRESENCIAL 2 – 2014.1

Disciplina: Alfabetização 1

Coordenador (a): Marta Lima Rego

Aluno (a):  _____________________________________ Matr.:_____________________

Polo: _________________                                  

Questão 1- (2 pontos – 0,5 cd)

Muitas são as explicações para o fracasso escolar. Leia  os depoimentos  abaixo e relacione-os às diferentes abordagens utilizadas para justificar o “Fracasso Escolar”.

(  3  ) Como essa criança pode aprender se seus pais são analfabetos, pobres e vivem num ambiente muito carente.

(  1  ) Essas crianças têm algum problema, não é possível que continuem a trocar o p pelo b, o f pelo v e a escrever espelhado. Acho que estão precisando de uma boa fonoaudióloga.

 (  2  ) Lucas é muito fechado , está sempre sozinho e vive numa família desestruturada, não é à toa que não aprende. Também sua mãe não lhe dá nenhuma atenção!

(   4 ) Eu não entendo... fora da escola, Paulo é muito esperto, sabe fazer contas, anda de um lado para o outro sem se perder, ajuda os irmãos; por que será que na escola ele não aprende? Como aproveitar suas experiências cotidianas na sala de aula?

  1.   Abordagem Organicista
  1. - Abordagem Cognitivista Instrumental

       3 -  Abordagem handicap Sociocultural

  4 -  Questionamento da escola

Questão 2 – (1 ponto – 0,25 cd)

  1. O termo construtivismo começou a ser ouvido, por nós educadores, há exatamente duas décadas. Marque certo ou errado para as afirmativas abaixo sobre a concepção de alfabetização construtivista  proposta por Emilia Ferreiro.

  1. O trabalho de Ferreiro é uma contribuição para os métodos contemporâneos de alfabetização, constituindo-se um método de fácil aplicabilidade.

(     ) certo            (   X  ) errado

  1. Segundo Ferreiro, desde muito cedo, a criança, ainda que em contato mínimo com registros da escrita, sejam eles jornais, placas, avisos ou anúncios e, independentemente da sua condição socioeconômica, ela é capaz de levantar hipóteses sobre esses registros.

 (   X  ) certo      (     ) errado

  1. No trabalho de Ferreiro identificamos claramente as marcas de sua formação vigostyana pela presença de marcas sociointeracionistas em sua metodologia de trabalho.

 (     ) certo      (   X  ) errado

  1. A abordagem piagetiana apresentada por Emilia Ferreiro evidencia que a aprendizagem da escrita ocorre em etapas sucessivas.

      (   X ) certo      (     ) errado

Questão 3 (3 pontos)

Em seus estudos sobre as bases epistemológicas da Alfabetização, na aula 19, foi possível verificar as diferentes concepções de alfabetização (como a criança aprende). Elabore uma síntese respondendo de forma coesa (numa única resposta nas linhas abaixo) as principais características de cada uma delas:

Inatismo: o que é preciso para aprender? Qual a concepção de alfabetização presente? Quais os procedimentos didáticos usados?

Para aprender é preciso que a criança já esteja pronta, preparada. Para tanto, os exercícios de prontidão, cobrir pontinhos, letras e numerais são fundamentais para a maturação das habilidades motoras e a coordenação motora fina. A concepção de alfabetização que está por trás destas práticas é a mecanicista ou tradicional que pressupõe que a criança já nasce com determinado dom ou aptidão e apenas precisa ser aprimorada nestas habilidades, ter prontidão para ser bem alfabetizada.

Ambientalismo: o que é preciso para aprender? Qual a concepção de alfabetização presente? Quais os procedimentos didáticos usados?

Para aprender a criança precisa de um ambiente de estímulos, propício para a aprendizagem. Ela também vai precisar de prontidão porque é considerada como uma tábula rasa que precisa ser preenchida pelo ambiente para que possa futuramente aprender a ler e a escrever. Essa concepção tradicional considera que a criança precisa de treinos e repetições, cartilhas e estímulos externos para que aprenda. Se ela não tiver um ambiente estimulante, ela está enfadada ao fracasso escolar e não terá nenhuma chance ou possibilidade de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (68.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com