TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Questão: A aprendizagem gera o desenvolvimento? Ou será que é o desenvolvimento que promove a aprendizagem? Justifique sua resposta.

Aos diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos denominaram-se teorias da aprendizagem.

Dentre todas as teorias desenvolvidas, as de maiores destaque na educação contemporânea são a teoria de Jean Piaget e a de Lev Vygotsky.

Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se da por meio da interação social, ou seja, da interação com outros indivíduos e com o meio. Essa interação entre os indivíduos é que possibilita a geração de novas experiências e conhecimentos.

Assim, segundo Vygotsky a aprendizagem é uma experiência social e para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, ou seja, seu conhecimento potencial, aquele que o individuo necessita do auxilio de outra pessoa.

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo, se dá por assimilação e acomodação.

O individuo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade, havendo a aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação.

Assim, apesar das duas teorias apresentarem suas particularidades, podemos observar através de nós mesmos, que a aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do individuo, desde a mais tenra infância até a mais avançada velhice.

Durante toda a sua vida, o individuo, desde o momento em que nasce, sofre a influencia dos agentes externos, agentes estes que podem ser de natureza física e social. Esses agentes atuam sobre sua mente e sobre o seu organismo, estimulando desta forma as capacidades e aptidões do individuo, promovendo o seu desenvolvimento físico e mental.

Assim, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida dos sujeitos e o seu desenvolvimento será resultado de suas potencialidades genéticas e, sobretudo, das habilidades aprendidas durante as várias fases de sua vida.

Entendo que apesar de estarem inter-relacionados, é a aprendizagem que antecede, é ela que possibilita e impulsiona o desenvolvimento.

Desta forma é de fundamental importância que toda criança venha a ter contato com outras pessoas e principalmente com outras crianças mais velhas. Essas pessoas devem ser pessoas capazes de lhe proporcionar experiências que proporcionem o conhecimento de coisas novas que favoreçam a criação de competências e aptidões, esta aprendizagem fará com que esta criança se desenvolva humanamente.

Este ano, ao assumir uma classe de maternal II, com 16 alunos, que estão na sua maioria com 03 anos completos, pude constatar na prática o que já pensava ser de fundamental importância para o desenvolvimento de uma criança, ou seja o contato com outra pessoa que ensine e explore a capacidade de aprender dessas crianças, ou seja, a criança tem que aprender e para isso deve existir alguém que a ensine.

No primeiro momento, apesar de ter conhecimento que uma criança é muito diferente da outra, fiquei um pouco decepcionada, pois fui focada em como meu filho de 03 anos é, como ele se comporta e tudo o que gosta e já sabe, pois já sabe quase todas as cores, sabe contar até dez, reconhece algumas letras e alguns números, canta todas as músicas da “Galinha Pintadinha”, sabe o nome de todos os membros da família, o seu nome completo e a cidade onde mora, além de já conseguir se comunicar muito bem,  mas tive uma grande surpresa, pois  os meus alunos na sua grande maioria não conhecem nenhuma cor, nenhuma letra, nenhum número, não cantam , sequer conhecem as músicas e praticamente não se comunicam, existindo crianças que ainda não pronunciam nenhuma palavra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com